MAIS DE 25.000
MOBILIZADORES EM TODO BRASIL
POSICIONAMENTOS POLÍTICOS
Ciro Gomes e a importância do diálogo na política brasileira
O debate político no Brasil
Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um agravamento da polarização política. A maior consequência disso é a imposição de um grande obstáculo ao debate, que fica reduzido aos símbolos, adjetivos e narrativas. Passou a existir – ou “voltou a existir” -, de forma mais proeminente, entre o discurso político e a realidade brasileira um espaço gigantesco ocupado pelo marketing e pelo moralismo difuso, quando não falso. A consequência prática disso temos vivido a cada dia: a redução de brasileiros a “coxinhas” e “mortadelas”. O Brasil é maior que isso, e deve buscar nos acertos políticos o aperfeiçoamento e, nos erros, a correção, para além da imagem daqueles que implementaram um projeto ou outro.
Chega de superficializar a política
Se os debates são assombrados pela imposição de símbolos e adjetivos, sucede-se a ilusão de que a forma vale mais que o conteúdo. Assim, assistimos a absurdos protagonizados pela sociedade civil, que se permite reduzir à narrativa que a Guerra Fria nos impôs. O desenvolvimento de uma nação passa necessariamente por políticas mais amplas. Os caminhos do desenvolvimento não podem ser estreitados por visões ideológicas cegas e surdas. Na trilogia da vida de Getúlio Vargas, escrita por Lira Neto, evidencia-se como um dos maiores presidentes do Brasil teve uma carreira política que fugiu desses limites, e alargou oportunidades com diversos atores políticos na sociedade brasileira, sendo, portanto, um exemplo de liderança política que obteve êxito em fugir das dicotomias de seu tempo.
A saída é o diálogo com as pessoas das quais discordamos
O desarme da bomba polarizadora que está armada para explodir nas eleições de 2018 transforma-se em tarefa de todo brasileiro engajado com a melhoria do Brasil e de sua forma de fazer política. Isso virá com a superação de simbolismos, de rótulos, de imagens e adjetivos que já não mantenham relação clara com ideais e ideias.
O caminho passa pela independência e emancipação mentais, que são impossíveis de atingir plenamente, mas perfeitamente dignos de serem almejados com o que a racionalidade humana dispõe. Se um projeto faz bem ou mal a um país, há de se explorar os porquês da noção de fazê-lo ou não, e de relacionar essa informação com o resto das informações que compõem a realidade da institucionalidade brasileira.
Trata-se de tarefa dificílima no Brasil, dado que aqueles que detêm o oligopólio midiático (que informa grande parcela da população) atuam em causa própria. Mas, democracia não é fácil, especialmente num país desigual. Hemos de buscar uma nova forma de pensar o Brasil que seja fruto da mentalidade nacional, que celebre a imaginação e pensamento brasileiros. Não existe saída sem diálogo e sem democracia.
Política de Ciro Gomes

Deputado Estadual Ceará
Aos 25 anos de idade. E reeleito em 1986.
1989
Governador do Ceará
Ganhou prêmio na ONU por redução da mortalidade infantil.
1994
1983
Prefeito de Fortaleza
E foi considerado melhor prefeito do Brasil.
1990
Ministro da Fazenda de Itamar Franco
Ajudou no Plano Real. Uma das mais baixas inflações da história.
A primeira candidatura à Presidência
Nº de Votos: 7.426.190 – 10,97%
2002
Ministro da Integração Nacional do Lula
Responsável pela transposição do Rio São Francisco.
2007
Secretário de Saúde do Ceará
Em seguida foi Diretor da Transnordestina S/A.
1998
A segunda candidatura à Presidência
Nº de Votos: 10.170.882 – 11,97%
2003
Deputado Federal Ceará
Com maior número de votos proporcionais da história do Brasil.
2013
QUERO SER UM MOBILIZADOR!
Já estamos presentes em mais de 2.000 cidades, em todos os estados.
Faça parte sendo um Mobilizador!