#VEMPRAMASSA

MAIS DE 10.000
MOBILIZADORES EM TODO BRASIL

*Concordo com os Termos de Compromisso

POSICIONAMENTOS POLÍTICO

Ciro Gomes e a importância do diálogo na política brasileira

Imagem Divisor de conteúdo de 3 estrelas

O debate político no Brasil

Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um agravamento da polarização política. A maior consequência disso é a imposição de um grande obstáculo ao debate, que fica reduzido aos símbolos, adjetivos e narrativas. Passou a existir – ou “voltou a existir” -, de forma mais proeminente, entre o discurso político e a realidade brasileira um espaço gigantesco ocupado pelo marketing e pelo moralismo difuso, quando não falso. A consequência prática disso temos vivido a cada dia: a redução de brasileiros a “coxinhas” e “mortadelas”. O Brasil é maior que isso, e deve buscar nos acertos políticos o aperfeiçoamento e, nos erros, a correção, para além da imagem daqueles que implementaram um projeto ou outro.

Chega de superficializar a política

Se os debates são assombrados pela imposição de símbolos e adjetivos, sucede-se a ilusão de que a forma vale mais que o conteúdo. Assim, assistimos a absurdos protagonizados pela sociedade civil, que se permite reduzir à narrativa que a Guerra Fria nos impôs. O desenvolvimento de uma nação passa necessariamente por políticas mais amplas. Os caminhos do desenvolvimento não podem ser estreitados por visões ideológicas cegas e surdas. Na trilogia da vida de Getúlio Vargas, escrita por Lira Neto, evidencia-se como um dos maiores presidentes do Brasil teve uma carreira política que fugiu desses limites, e alargou oportunidades com diversos atores políticos na sociedade brasileira, sendo, portanto, um exemplo de liderança política que obteve êxito em fugir das dicotomias de seu tempo.

A saída é o diálogo com as pessoas das quais discordamos

O desarme da bomba polarizadora que está armada para explodir nas eleições de 2018 transforma-se em tarefa de todo brasileiro engajado com a melhoria do Brasil e de sua forma de fazer política. Isso virá com a superação de simbolismos, de rótulos, de imagens e adjetivos que já não mantenham relação clara com ideais e ideias.

O caminho passa pela independência e emancipação mentais, que são impossíveis de atingir plenamente, mas perfeitamente dignos de serem almejados com o que a racionalidade humana dispõe. Se um projeto faz bem ou mal a um país, há de se explorar os porquês da noção de fazê-lo ou não, e de relacionar essa informação com o resto das informações que compõem a realidade da institucionalidade brasileira.

Trata-se de tarefa dificílima no Brasil, dado que aqueles que detêm o oligopólio midiático (que informa grande parcela da população) atuam em causa própria. Mas, democracia não é fácil, especialmente num país desigual. Hemos de buscar uma nova forma de pensar o Brasil que seja fruto da mentalidade nacional, que celebre a imaginação e pensamento brasileiros. Não existe saída sem diálogo e sem democracia.

RESUMO DA BIOGRAFIA

Política de Ciro Gomes

Imagem Divisor de conteúdo de 3 estrelas
Deputado Estadual Ceará

Aos 25 anos de idade. E reeleito em 1986.

1989

Governador do Ceará

Ganhou prêmio na ONU por redução da mortalidade infantil.

1994

1983

Prefeito de Fortaleza

E foi considerado melhor prefeito do Brasil.

1990

Ministro da Fazenda de Itamar Franco

Ajudou no Plano Real. Uma das mais baixas inflações da história.

A primeira candidatura à Presidência

Nº de Votos: 7.426.190 – 10,97%

2002

Ministro da Integração Nacional do Lula

Responsável pela transposição do Rio São Francisco.

2007

Secretário de Saúde do Ceará

Em seguida foi Diretor da Transnordestina S/A.

1998

A segunda candidatura à Presidência

Nº de Votos: 10.170.882 – 11,97%

2003

Deputado Federal Ceará

Com maior número de votos proporcionais da história do Brasil.

2013

DEPOIMENTOS DA MASSA

Por que eu tô com Ciro?

RECEBA NOVIDADES

Digite seu nome e endereço de e-mail para receber novidades!