You are currently viewing "Traidores do Brasil!", denuncia Ciro Gomes em evento por Projeto Nacional

"Traidores do Brasil!", denuncia Ciro Gomes em evento por Projeto Nacional

  • Post author:
  • Reading time:4 min de Leitura

Em palestra no Rio de Janeiro no Clube de Engenharia, Ciro Gomes referiu a necessidade de um Projeto Nacional para satisfazer as necessidades do Brasil. A palestra foi marcada pela revolta refletida nas manifestações de Ciro e da plateia, com gritos de “canalhas” e “traidores” quando referidos os que hoje governam o Brasil.

“Canalhas!” – o esquartejamento da Petrobrás

Falando sobre a Petrobrás e o esquartejamento promovido pelo Governo Federal, que atua contra os interesses do próprio país, Ciro repetiu que só propina explica o entreguismo do Governo.

“Descobriram uma maravilha: ao invés de fazer um debate sobre a privatização, estão esquartejando e vendendo a Petrobrás aos pedaços. Como já fizeram com a TAG, no nordeste, que está suspensa por liminar; como estão fazendo com a BR distribuidora, que é simplesmente a única chance que temos de abastecer esse país.
A BR Distribuidora é responsável pelo abastecimento de 98% do combustível de Roraima. Entrega isso pro capital estrangeiro e vá ver se Roraima vai ter abastecimento. Canalhas! Canalhas! Só propina explica isso! Só propina e suborno explica isso! Nada mais justifica esse tipo de comportamento.”

Bolsonaro está matando de graça possibilidades do Brasil

Ciro criticou diretamente o presidente Jair Bolsonaro conforme abordava a necessidade e as vantagens de o Brasil investir em complexos industriais estratégicos, como os da defesa e da saúde.

“O sr. Jair Bolsonaro foi aos EUA e foi surpreendido, fora do protocolo, por um representante do Sr. Trump. Ali o Sr. Trump oferece ao Brasil um lugar na OCDE.
O Brasil recusa esse lugar na OCDE há vinte anos. Nunca nos interessamos por isso; não interessa para o Brasil e não temos nada a ganhar ali. ‘Em troca’, disse o Sr. Trump ao Sr. Boltsonaro, ‘o Brasil tem que abrir mão do status de nação em desenvolvimento na OMC’.
E Bolsonaro, sem saber nem o que é isso, diz ‘pois não, perfeitamente’. Sabe o que significa ter status de nação em desenvolvimento na OMC? Isso foi guerra diplomática de países como nós, a China e a Índia.
E significa, por exemplo, a possibilidade de organizar um programa de compras governamentais com finalidades de superação de hiatos tecnológicos ou desequilíbrios regionais.
O sr. Jair Bolsonaro está matando, de graça, essa possibilidade de o Brasil ter uma ferramenta para transformar-se numa potência do complexo industrial da saúde.”

“Traidores do Brasil!” – a entrega da Embraer

Sobre a entrega da Embraer, que Ciro também denuncia como o comprometimento de inúmeros empregos de engenheiros brasileiros, o pedetista foi direto ao ponto.

O Brasil é um de oito países do mundo que sabe montar um avião! A China ainda não sabe. Pois bem, a Embraer acabou de desenvolver dois projetos com dinheiro público, dinheiro do povo brasileiro! Um deles custou 2 bilhões de reais, que é um super cargueiro chamado KC-390. Isso demorou uns 8 anos para ficar pronto. Ele ficou pronto ano passado, pra vocês verem que não existe coincidência.
E tem uma fila de interesse previamente demonstrado por ele, por essa joia que a engenharia brasileira produziu, de 20 bilhões de dólares.
A Embraer conseguiu, com dinheiro público, o transporte de uma relação absolutamente única na história do capitalismo do pacote tecnológico 100% aberto da Saab pro caça Gripen. Que daria ao Brasil a possibilidade de rivalizar no mercado de caças com o mundo inteiro.
Prontos esses dois projetos para entrarem em rentabilidade, sem falar que a Embraer é a maior empresa do mundo de aviões de pequeno porte civil, de 100 lugares, e vendeu mais que a Bombardier e a Boeing juntas ano passado.
Venderam a Embraer por pouco mais que a Natura gastou pra comprar a Avon. Aí tem também! É suborno! Traidores! Traidores do Brasil!

Confira a palestra completa de Ciro Gomes