Evento TodosComCiro em Salvador


 
O evento TodoscomCiro em Salvador ocorreu no dia 19.01.2018, uma sexta-feira, no auditório da escola de administração da UFBA e foi um sucesso.

Foi o primeiro evento na Bahia, e teve o mérito de ser organizado por um dos mobilizadores que entraram em contato com a Plataforma através do nosso lançamento presencial, em São Paulo, em Maio de 2017. Isso prova como a meta de sermos uma iniciativa da sociedade civil organizada, sem patrocínio partidário ou empresarial, pode dar certo. A nossa estratégia está funcionando, ou seja, as pessoas que entram em contato com a Plataforma e/ou os eventos se motivam a construir seus próprios eventos, ao mobilizar seu grupo de pessoas localmente a discutir as soluções para os problemas brasileiros. Quem antes estava na plateia, depois toma a frente.

Contando apenas com recursos básicos, articulação e divulgação em torno de uma ideia, muito foi feito. Os mobilizadores apresentaram brevemente o cenário atual do Brasil, enfatizando a necessidade de um plano para o país. Depois, foi discutida a estratégia básica do TodoscomCiro, ou seja, colocar pessoas em contato em torno do Projeto Nacional de Desenvolvimento, através da Plataforma, e promover eventos em que o debate político volte ao dia a dia das pessoas (lembrar que política é participar das decisões da vida pública; política não é politicagem). Explicamos o que nós somos (sociedade civil organizada) e o que não somos (pré-campanha, assessoria de impresa, braço partidário). Por fim, incentivamos as pessoas a realizarem seus próprios eventos, sempre de acordo com suas possibilidades e dialogando com as pessoas do seu entorno.

 
Ao abrirmos para as perguntas e comentários, observamos o quanto mexemos numa vontade poderosa da população; o povo quer participar do seu país. Uma surpresa, até para o mais otimista dos organizadores, foi ver pessoas de Cruz das Almas, Alagoinhas e de outras localidades do interior da Bahia que vieram especialmente para o evento. Discutimos sobre como a Plataforma e as ideias de Ciro tem que chegar nos bairros periféricos; que fake news deve ser combatido e como é crucial cada um trabalhar como ponto focal daquilo que consegue fazer, entre outros assuntos. Saímos de lá com grupos formados no Whatsapp, planos para novos eventos em Salvador, Alagoinhas e Cruz das Almas, e, acima de tudo, os espíritos revigorados ao encontrarmos amigos que querem batalhar por uma realidade melhor.
Tomás Pinho, 30 de Janeiro de 2018.

Deixe uma resposta

4 × 5 =