SEMANA COM CIRO: No coração do GAME político

Por Venisse Schossler

Depois de um mês sabático estamos de volta. E ainda que a Semana com Ciro tenha parado, Ciro não parou uma Semana sequer.
Teve estreia de Ciro Games, teve caminhadas pela periferia de São Paulo, teve participação ativa nos movimentos de rua pró impeachment do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) … teve, teve, teve e tá tendo! Ele não para Turma Boa! Bora preparar o aeróbico que para acompanhar esse homem até outubro de 2022 só com passado “de atleta”.

TURMA BOA DE CORAÇÃO

Dia 24 de setembro foi ao ar mais um episódio da série Ciro na Periferia (#CiroNaPeriferia). No terceiro episódio dessa alarmante série, Ciro anda pela periferia da megalópole São Paulo, conversando e ouvindo as dificuldades pelas quais as pessoas que ali vivem estão passando. A crise é gigante. Fome, Covid, preço do gás, da eletricidade, crise hídrica, alta dos preços em geral. A inflação está devorando a baixa renda dessas pessoas.

Nessa visita, Ciro conheceu o casal Romena e José. Desempregados, com 3 filhos para cuidar, esse casal está sem luz dentro de casa. Tudo por conta da altíssima dívida que, mesmo negociada, não fez a luz voltar a esse lar. A vontade de chorar é grande, mas de agir é maior. Ao assistir o relato, a Turma Boa – liderada por Breno Diniz (@BrenoDinizRN) – fez uma campanha para ajudar o casal a saldar sua dívida e voltar a ter eletricidade dentro de sua casa. Talvez o vídeo não traga novos eleitores para Ciro, mas trouxe a luz de volta à casa de Romena e José.
Ciro na periferia

CIRO GAMER

A natureza contemporânea está centrada nas redes. Os instrumentos humanos que a política utiliza perpassam essa natureza. Logo, a natureza de nossas ferramentas é intrínseca a ação política, trazendo os efeitos dessa relação.

Dessa relação sai a garantia dos resultados esperados pela ação política. Assim, não é de surpreender que o uso de um tema atual com a ferramenta certa seja um sucesso. A ação política está sendo transmitida através da nova série de lives Ciro Games (#CiroGames). O quarto episódio da série (28) de sucesso trouxe dois convidados que proporcionaram deliciosas conversas: Rolandinho falando sobre cultura pop e cinema e Glenn Greenwald, dando show de jornalismo investigativo e político. Grande destaque para os dois novos quadros que trazem a Turma Boa para dentro do programa: os memes feitos com a nova foto de perfil de Ciro, a presença da especialista Thabata Ganga e os vídeos produzidos no Tik Tok.

A exemplo da segunda temporada da série The Boys (Amazon Prime), a popularidade vem das redes e do sábio uso delas. Unir as potencialidades dessa ferramenta para fazer política é natural.
Ciro Games

A FAKE MAIS FEIA

Quantos casais você conhece que, ao se separar, permanecem bons amigos? Poucos, muitos poucos.

Porém, esse é o caso da atriz Patrícia Pillar e Ciro, que foram casados por 12 anos e viveram uma história cheia de confiança e afeto. No acaso de uma entrevista coletiva em 2002, Ciro deu uma resposta infeliz ao ser perguntado sobre o papel de Patrícia na presidência caso fosse eleito. Mesmo pedindo desculpas depois, o fato tomou proporção de “Telefone Sem Fio” através dos anos.
Ciro Gomes Patrícia Pillar

Dessa fala surgiram críticas e Fake News de que ele agredia a esposa, que essa amizade ainda existia por subserviência, que ele é machista, etc. A série Ciro Contra Fake News esclarece essa falácia.

No vídeo Ciro fala de seu respeito a Patrícia, sempre com a cumplicidade e olhar generoso de sua atual esposa e entrevistadora da série Giselle Bezerra. Essa desmistificação é fundamental para eleição de Ciro, pois é uma das mais graves. Porém, nada é mais grave que as agressões as quais Patrícia foi e é obrigada a seguir passando tantos anos depois, em nome do jogo político. Para quem está lendo esse texto e ainda usa essa mentira para desmoralizar Ciro, a gente pede: pense também que do outro lado dessa história está essa incrível mulher, Patrícia Pillar. Preserve o ser humano que habita em você.