You are currently viewing A bola está em jogo: PSB não comunicou nenhuma decisão a Ciro Gomes

A bola está em jogo: PSB não comunicou nenhuma decisão a Ciro Gomes

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Já passava das 13h deste sábado quando Ciro Gomes, em evento de apoio do Avante a sua candidatura e repetindo ao que disse na sabatina de grande repercussão na Globo News, reafirmou que não recebeu qualquer telefonema ou confirmação do PSB sobre a decisão sobre a neutralidade do partido nas eleições presidenciais. Ciro afirmou: “No momento em que eu lhe falo, nós estamos em tratativas com os companheiros do PDT e do próprio PSB. Por mais incrível que lhes pareça, e a mim também parece, eu, até o presente momento, não recebi nenhum sinal de fumaça, nenhum telegrama, nenhum cabograma, dos companheiros do PSB que eu vinha conversando.
E só pra você ter uma ideia, eu acabo de vir da convenção do PSB do Espírito Santo, onde nós acertamos o apoio. Fiquei chocado em ver que, num tempo desse, depois de tudo que tem acontecido na vida brasileira e no lugar que é simplesmente o centro nevrálgico da vida nacional, uma jogada de gabinete retira uma opção da soberania popular com essa violência que experimentou Márcio Lacerda.”
A neutralidade do PSB, almejada pelo PT para tentar isolar a candidatura de Ciro Gomes, foi negociada pelas cúpulas dos dois partidos rifando as candidaturas de Márcio Lacerda (PSB) em Minas Gerais e Marília Arraes (PT) em Pernambuco.
O fato do PSB não ter comunicado formalmente o acordo com o PT a Ciro, que tem apoio de parte expressiva dos diretórios estaduais do partido, reforça a queda de braço que persiste nas bases desses partidos para a manutenção das candidaturas aprovadas pelos militantes estaduais e o respeito a liberdade dos estados em escolher seu candidato presidencial.
Marília resiste em Pernambuco e conseguiu, contra a vontade da executiva nacional, a aprovação de 230 dos 231 votos dos convencionais para sua candidatura. Márcio, com apoio da base do partido em Minas, fez valer a vontade da militância e levou sua candidatura à convenção, enfrentando inclusive uma batalha judicial.
A convenção do PSB está marcada para amanhã, a bola ainda está em campo e um novo projeto de Brasil está em jogo.