You are currently viewing Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND): o que quer dizer?

Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND): o que quer dizer?

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

Elaborar e implantar um novo PND é um tema sempre mencionado nos debates em que Ciro está presente. Essas ideias precisam ser levadas ao conjunto da população, que sente na pele e vive em sua realidade prática os efeitos da ausência de um projeto assim.
Para simplificar o sentido dessa proposta central, precisamos ter em mente que:

  • As ações de um governo precisam ser coordenadas, mas não apenas de 4 em 4 anos ou de acordo com o calendário eleitoral. Deve haver previsão e organização num prazo de décadas, por curto, médio e longo prazo. Além disso, precisamos de objetivos claros, reconhecidos por toda a sociedade, assim como prazos e supervisão das políticas públicas e das ações de um governo. Um projeto assim precisa afirmar uma visão de país em que se acredite, ter posicionamentos claros sobre qual lugar ocupar e buscar no mundo. São ideias como essas que estão presentes quando dizemos que o país precisa de um projeto.
  • As características e os objetivos do Brasil devem nortear o projeto. Conhecer nosso território, nossas riquezas (por exemplo, energéticas, minerais, nossos recursos naturais) e potenciais é passo fundamental para poder articular como serão a produção, o trabalho e a tecnologia a nível nacional. Isso não quer dizer necessariamente criar protecionismos, mas sim saber a quais objetivos adaptarmos nossa capacidade de produção, de indústria com chances de nos destacarmos. É isso o que está em jogo quando falamos da necessidade de um projeto que leve em conta a questão nacional, que não se limita à produção de um país, pois passa também por levar em conta sua história, sua cultura, as identidades e classes sociais e suas trajetórias no Brasil.
  • Não há país desenvolvido onde as pessoas vivam mal, onde a desigualdade social e econômica se encontre em níveis alarmantes, como infelizmente é o caso do Brasil. Por isso, quando falamos de desenvolvimento, levamos em conta não apenas o crescimento econômico, mas também o desenvolvimento humano e a justiça social.

O debate político neste ano não pode ocorrer apenas sobre pessoas, pois o Brasil precisa discutir ideias! Vamos ajudar a divulgar essas ideias acima? Estão resumidas e condensadas aqui, mas podem ser úteis para conversarmos, num primeiro momento, sobre esse tema fundamental trazido por Ciro Gomes: um novo PND para o caminho do Brasil.