A segunda edição do #NasRuasComCiro, ocorrida no último dia 9, consolidou o sucesso do movimento iniciado em 12 de março. Ao levar apoiadores de Ciro Gomes (PDT), líderes partidários, militantes e representantes de diversos movimentos trabalhistas às ruas em mais de 40 cidades, o segundo ato do #NasRuasComCiro demonstrou a real força de uma ideia cuja tempo chegou. Graças ao comprometimento e ajuda voluntária de muitos mobilizadores, o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) foi, em único dia, promovido em 19 estados, no distrito federal e em Sacramento nos Estados Unidos.
Em reunião de planejamento e avaliação pós-evento, realizada na quarta-feira (13), os organizadores regionais relataram os avanços observados em relação à primeira edição, dividiram suas estratégias de abordagem durante as manifestações e compartilharam dicas de organização para as próximas edições. Após dois anos de suspensão por causa da pandemia de Covid-19, as ações territoriais voltaram a demonstrar sua alta capacidade de mobilizar pessoas, suscitar adesão e, conforme as avaliações compartilhadas pelos participantes, prometem seguir movimentando as ruas nos próximos meses.
“Me alegra ver as pessoas, sobretudo os jovens, tomando as ruas do nosso país por um ideal. E o que aconteceu em Porto Alegre, no último #NasRuasComCiro foi a representação disso. Pessoas engajadas, dispostas e com o olho brilhando. A perspectiva de resgatar nossa História é muito forte. Ciro Gomes é o fio da História, que vem de Getúlio Vargas, passa por Jango, Brizola e chega aqui. Nossa missão é a de reconstruir o Brasil, com desenvolvimento nacional, trabalho e renda para as pessoas. Eu acredito que esse movimento, #NasRuasComCiro, será cada vez maior. O verde da esperança vai tomar todo Brasil e vamos juntos levar o Ciro para o segundo turno e, depois, para a vitória. Eu quero ver as pessoas cada vez mais engajadas nessa missão. Podem ter certeza de que estou tão animada e disposta quanto vocês!”, afirmou a deputada gaúcha Juliana Brizola (PDT).
Avaliações e perspectivas
Assim como Juliana, muitos são aqueles que confiam no crescimento do #NasRuasComCiro. De acordo com o 2º vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e secretário de formação política da Juventude Socialista (JS) do PDT/Ceará, Pedro Angelo, o ato em Fortaleza, marcado para às 16h12, reuniu mais de “300 defensores do PND […] ocupamos o calçadão da praia e fizemos a agitação pró-Ciro até às 19h”.
Ainda segundo Angelo, a atividade do dia 9 contou com muita adesão espontânea da Turma Boa e, por isso, a “expectativa é ampliar em pelo menos 50% o mapa de mobilização que organizamos e ampliar a rede de divulgação do ato para a região metropolitana e mais parlamentares. A ideia é fazer um ato político com estrutura de carro de som, falas e presenças importantes para que possamos rodar algumas ruas de Fortaleza divulgando o PND e defendendo nosso Brasil. Além disso, há possibilidade de descentralizar o ato no Ceará cada vez mais. Conseguimos fazer um em Sobral pela manhã e outro em Fortaleza pela tarde, a ideia agora é realizar a atividade em pelo menos 5 municípios, um em cada região do Ceará”.
Em Goiânia, o sentimento não foi diferente. Tharlison Rafael, membro do PDT, afirmou que o #NasRuasComCiro foi um sucesso. “Superou (e muito) nossas expectativas! Houve bastante aglutinação de apoiadores que não conhecíamos […] ficamos impressionados com a receptividade da população local com as propostas do PND. O sentimento ‘nem Lula nem Bolsonaro’ está bastante latente na sociedade goiana. As expectativas para os próximos atos são bastante animadoras. Nossos grupos de WhatsApp praticamente dobraram de tamanho após o ato do dia 09 de abril. Então, acreditamos que a chave para um movimento de grande notoriedade local é a organização”, disse.
E a adesão não foi observada apenas na capital goiana, a presidente nacional do PDT Diversidade, Amanda Anderson, relatou que a segunda edição do #NasRuasComCiro em Curitiba foi bastante agitada, os militantes exploraram o “adesivaço” e o “buzinaço” para chamar a atenção da população e pedir por um Brasil livre de polarização. Já Daiane Tamanaha, integrante do Dever da Esperança e da organização da TodosComCiro no Rio Grande do Norte, ressaltou como destaques do evento a presença da vice-prefeita de Natal e a alta receptividade encontrada nas ruas da capital.
As próximas edições já estão marcadas
Se os dois primeiros atos já surpreenderam, a expectativa é de que o próximo #NasRuasComCiro, planejado para os dias 14 (sábado) e 15 (domingo) de maio, alcance um número ainda maior de localidades, impacte mais pessoas e amplie a crescente integração entre os movimentos trabalhistas, as lideranças partidárias e os mobilizadores.
A cada evento realizado novos interessados procuram a TodosComCiro para inserir suas cidades no mapa de mobilização e buscar orientações. Com apoio e interesse crescentes, a agenda de eventos foi ampliada e flexibilizada para atender as necessidades regionais trazidas pelos organizadores. A partir de maio, os atos nacionais, até então realizados apenas no sábado, poderão ocorrer aos domingos. A escolha das datas ficará sempre a critério da organização local.
Veja o calendário completo das ações:
- 28/04 – Sugestão de evento local em dia de semana
- 14/05 e 15/05 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
- 26/05 – Sugestão de evento local em dia de semana
- 11/06 e 12/06 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
- 23/06 – Sugestão de evento local em dia de semana
- 09/07 e 10/07 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
- 14/07 – Sugestão de evento local em dia de semana
- 16/07 e 17/07 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
- 23/07 e 24/07 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
- 30/07 e 31/07 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
- 06/08 e 07/08 – #NasRuasComCiro – Evento Nacional
Como ajudar o #NasRuasComCiro a seguir crescendo?
Caso você tenha interesse em ajudar a organizar o #NasRuasComCiro na sua cidade ou deseje se integrar aos organizadores locais, fale conosco através do e-mail [email protected]
Outra forma de auxiliar o projeto é adquirir, a preço de custo, algum dos Kits de Mobilização ou os produtos disponíveis na Loja da TodosComCiro, também vale baixar as artes oferecidas no site para produzir localmente o material de divulgação do PND. Além disso, é possível fazer doações e ser um apoiador da TodosComCiro. Todas as contribuições realizadas são revertidas em ações de mobilização, divulgação e defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento.