Leandro Karnal analisa entrevista de Ciro Gomes ao Roda Viva

Leandro Karnal, um dos mais conhecidos professores do Brasil, analisou, em sua página de Facebook, após um grande número de pedidos, a entrevista de altíssima circulação que Ciro Gomes concedeu ao Roda Viva.

Referindo-se a Ciro Gomes como um “paulista-cearense” (o presidenciável é natural de Pindamonhagaba, mas cresceu com sua família em Sobral), Karnal apontou para a capacidade de Ciro de ditar o tom da entrevista e para sua experiência em cargos públicos (ex-ministro duas vezes, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-prefeito, ex-governador), admitindo ainda que Ciro tem uma forte retórica que deve funcionar bem em palanques.

Enumerando pontos, o professor justificou o porquê de Ciro ser um candidato situado à esquerda do espectro político nacional. Dentre tais pontos, estiveram o confrontamento constante a que Ciro adota frente ao que chama de “plutocracia” (elite financeira) e o discurso anti-imperialista (pelo professor caracterizado como um “discurso anti-EUA”, dando enfoque à crítica de Ciro tanto ao governo quanto à oposição venezuelanas).

Além disso, considerou como prática típica do que convém chamar “real politik” as posições de Ciro quanto a negociar com o legislativo (poder eleito pelo povo) e em relação a questões delicadas (como a legalização das drogas e o aborto, ambos que podem ser encarados como questões de saúde pública), que Ciro afirmou serem pautas a serem discutidas de forma ampla pela população e submetidas a plebiscitos e referendos.

Karnal ainda ponderou acerca de que alternativa à política de preços do (agora) ex-presidente da Petrobrás, Pedro Parente, Ciro ou o PDT adotariam. Apesar desta dúvida, o historiador não deixou de perceber a firmeza seca e clareza, traduzidos em “convicção” pelo eleitor médio, que acompanhavam as colocações do ex-governador. O professor ainda se disse dividido quanto à percepção que teve da entrevista por Ciro se colocar sobre uma tênue linha entre a “assertividade” e o “autoritarismo”.

Trata-se de uma análise que busca não tomar lados a de Leandro Karnal, mas que não deixa de ser de extrema valia para o debate nacional.

Confira o texto completo de Leandro Karnal:

Respondendo às centenas de pessoas que demandavamminha percepção da entrevista de Ciro Gomes no Roda Viva, ei-la. Vou…

Posted by Leandro Karnal on Sunday, June 3, 2018

 
 

One Comments

  • Matilde Eugenia 04 / 06 / 2018 Reply

    Assisti a entrevista, assim como tenho assistido várias palestras de Ciro. De um intelectual do seu porte, esperava mais do que um resumo tosco!

Deixe uma resposta

cinco × 4 =