You are currently viewing Ciro em Lisboa: primeira vez desde guerra do Paraguai que Brasil tem a integridade territorial ameaçada!

Ciro em Lisboa: primeira vez desde guerra do Paraguai que Brasil tem a integridade territorial ameaçada!

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

No dia 26 de março, o terceiro colocado nas eleições presidenciais de 2018, Ciro Gomes (PDT-CE), esteve em Lisboa, Portugal, para uma aula-palestra na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O Presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e seus movimentos políticos foram os principais temas de discussão da entrevista concedida por Ciro antes da palestra.
A aula-palestra foi organizada pelo NELB (Núcleo de Estudo Luso Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) por meio da sua Presidente Elizabeth Lima (advogada e mestranda em Portugal na FDUL).
Respondendo sobre a recente crise com a Venezuela escalada pelo governo de Jair Bolsonaro, o pedetista alertou para alguns fatos preocupantes com relação à situação, como a ameaça à integridade territorial que a presença de mísseis russos representa para o norte brasileiro.
Ciro também chamou o que Bolsonaro patrocina de “serviço sujo dos serviços de inteligência estrangeiros”.

A integridade territorial do Brasil em risco pelo “serviço sujo” de Bolsonaro

REPÓRTER: Boa tarde, Ciro. Sou do Cafezinho. Gostaria de lhe perguntar em relação À viagem do Bolsonaro aos EUA. Ele também ameaçou a Venezuela, junto com os EUA, de ajudar os EUA numa possível invasão militar à Venezuela, além de ter cedido a base de Alcântara sem nada em troca. Gostaria de saber o que você pensa sobre esses assuntos.
CIRO GOMES: Isso viola a Constituição brasileira. Portanto, está no campo da retórica.
Não a entrega de Alcântara, porque também acho que viola, já que ainda não se conhecem os termos. Mas submeter à soberania de uma nação estrangeira (mesmo que amiga) fração do território nacional é absolutamente inconstitucional.
Por isso, o Congresso Nacional brasileiro já não aceitou o tratado anterior, que foi retirado de deliberação pelo ex-presidente Lula. É o que tentaremos fazer com esse assunto.
Sobre envolver o Brasil numa escaramuça bélica, seja de que natureza for, também é inconstitucional.
Dependeria de autorização do Congresso Nacional.
O mais grave e mais constrangedor é que, neste momento, o assessoramento russo aos venezuelanos faz com que eu lhe afirme que parte importante do território brasileiro – do espaço aéreo brasileiro – está sob controle venezuelano. Graças a uma bateria de mísseis terra-ar que o Brasil não tem e que os russos basearam ali. Veja bem, desde a guerra do Paraguai, é a primeira vez que o Brasil tem sua integridade territorial ameaçada.

Michel Temer: velho corrupto que merece a prisão há muitos anos – mas…

Ciro também falou sobre a prisão de Michel Temer, preso na quinta-feira (21/03/2019) e solto na segunda-feira (25/03/2019). Exaltando as prisões de Eduardo Cunha (PMDB-RJ e ex-presidente da Câmara de Deputados) e Geddel Vieira Lima (PMDB-BA, ex-vice presidente da Caixa Econômica Federal no governo Dilma e ex-ministro da Integração no governo Lula), Ciro descreveu Michel Temer como um “velho corrupto que merecia estar preso há muitos anos”, mas que isso não é pretexto para lhe subtrair o direito de defesa. Leia a íntegra clicando aqui.

General Mourão e a elite brasileira

Ciro Gomes ainda foi indagado acerca da possibilidade de a “elite” embarcar em um eventual governo do vice-presidente General Mourão. Sobre isso, respondeu que “a elite brasileira não tem apreço algum por democracia, decência ou qualquer coisa”. Leia a íntegra clicando aqui.