Nesse final de semana, o prefeito Eduardo Paes e todo seu secretariado receberam Ciro Gomes no Rio de Janeiro. O encontro sela a aliança entre PDT e PSD para as eleições locais. Os partidos se uniram para formar uma chapa única para disputa no estado, se contrapondo ao candidato de Lula, Marcelo Freixo e ao candidato de Bolsonaro, o governador Claudio Castro. Estavam presentes também, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, e os pré-candidatos ao governo do Rio, Felipe Santa Cruz (PSD) e Rodrigo Neves (PDT).
Ciro Gomes, que sempre fala dos estados que estão “quebrados”, Minas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro e da necessidade da celebração de um novo pacto federativo, lembrou da importância do Rio de Janeiro para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento: “A construção de um projeto para o Brasil passa também por um entendimento sobre as soluções para o Rio de Janeiro.”
A aliança celebrada no âmbito estadual é também uma sinalização importante política nacional, dada à centralidade do estado na conjuntura política brasileira. Aguardamos cenas dos próximos capítulos…