You are currently viewing O dever da esperança: Ciro Gomes e a construção de um novo Brasil

O dever da esperança: Ciro Gomes e a construção de um novo Brasil

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Uma das belas imagens registradas pelo fotógrafo suíço René Burri da construção de Brasília (em 1960) ilustra a capa do novo livro de Ciro Gomes, Projeto Nacional: o dever da esperança. Publicado pela editora Leya e em pré-venda no site da Amazon desde ontem (dia 18/05), o livro de Ciro já está em primeiro no termômetro de vendas do site.
 

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”LINK DO LIVRO NA AMAZON” style=”outline-custom” outline_custom_color=”#06396a” outline_custom_hover_background=”#ed1c24″ outline_custom_hover_text=”#ffffff” size=”lg” link=”url:https%3A%2F%2Famzn.to%2F2AKFxeL|title:Compre%20o%20livro%20do%20Ciro|target:%20_blank|rel:nofollow”][/vc_column][/vc_row]

 
A obra que será oficialmente lançada neste mês de junho, é projeto ambicioso de Ciro, que une décadas de reflexão e dedicação à vida política brasileira aos intensos últimos anos de militância e campanha por um novo projeto de Brasil, apresentado em forma de plataforma política nas eleições de 2018. “Feito um caixeiro-viajante”, segundo a resenha do livro no site de vendas, o mascate de ideias, Ciro Gomes, coloca em perspectiva toda essa experiência para propor seu Projeto Nacional.
Para tanto, Ciro percorre quase um século de vida republicana no Brasil, chegando à análise crítica da situação atual e de como ela foi trilhada: com quase 30 anos de política-econômica neo-liberal, extremismo e polarização e falta de projeto para o país. Ciro reflete assim sobre questões como o papel do Estado, educação, impostos, meio-ambiente entre outros, não como mero exercício de pensamento, mas com a proposição muito clara do projeto (objetivos, prazos e meios) de Brasil: a serviço de seu povo e trabalhando com ele nesta nova empreitada. Como sintetizado pela resenha: “São ideias expostas para serem debatidas – a cortina aberta para a divergência civilizada que busca não destruir o inimigo, mas (re)construir uma nação por meio do consenso.”
A construção de Brasília é, assim, a metáfora ideal da construção de um novo Brasil:

BRAZIL. Brasilia.1960. René Burri
Brasilia, Brasil,1960 por René Burri