You are currently viewing Ciro Gomes e Thabata Ganga conversam sobre o combate ao coronavírus

Ciro Gomes e Thabata Ganga conversam sobre o combate ao coronavírus

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Ciro Gomes conversou com Thabata Ganga sobre o papel da Ciência e Tecnologia no combate à covid-19. Thabata, Engenheira Biomédica e fundadora da rede colaborativa Brasil Contra o Vírus, está na linha de frente da produção de máscaras faciais para os profissionais da rede pública de saúde.
O trabalho da rede colaborativa liderado por Thabata tem alcançado cada vez mais complexidade. Além das máscaras, feitas a partir de impressoras 3D, estão sendo desenvolvidos diversas parcerias para produção de 2000 respiradores não invasivos, de cúpulas de ventilação isolamento de pacientes com coronavírus (juntamente ao Hospital da Polícia Militar do Estado de São Paulo) e ainda de respiradores de UTI a partir de um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, coordenado pelo professor Misael Moraes.
Da conversa entre Ciro e Thabata salta a importância tanto das parcerias empresariais quanto da criativa universidade brasileira que, apesar do baixíssimo investimento e valorização, vem conseguindo através dos seus pesquisadores avanços tão relevantes no combate à covid-19. Nesse sentido, é patente a ausência de projeto industrial no país que, conforme explicou Thabata Ganga, impõe tantos gargalos a iniciativas como essas.
Ao final, Ciro pediu para que Thabata fizesse uma avaliação dos efeitos de médio e longo prazo da pandemia com relação à ciência e ao ensino no país. Para Thabata, o momento representa uma possibilidade de valorização da Ciência e Tecnologia, bem como da pesquisa e da inovação, além de sublinhar a necessidade de reindustrialização do país.
Vale a pena conferir o bate-papo completo, disponível no canal de oficial de Ciro Gomes no YouTube!