GLENN GREENWALD: Ciro é político com muita coragem

Recentemente, perguntado sobre o ex-governador Ciro Gomes, o jornalista Glenn Greenwald respondeu o que pensa sobre o pedetista, suas possibilidades futuras e a admiração que teve por Ciro por considerá-lo uma figura interessante e de “muita coragem” após entrevistá-lo.

Abaixo, resumimos algumas pontuações de Greenwald sobre o processo eleitoral de 2018 e o papel de Ciro Gomes nas eleições e daqui para frente.

Político com muita coragem

“Acho que é um político com muita coragem. Pensei isso a primeira vez quando ele foi entrevistado no Roda Viva. Aquela entrevista foi brilhante. A forma como ele denunciou a oposição fascista da Venezuela…”

Lula impediu a candidatura

“A pessoa que impediu a candidatura de Ciro foi Lula. Porque na cadeia Lula não queria abrir mão do controle da esquerda e preferiu perder a eleição para Bolsonaro ou para Alckmin do que deixar outro partido representar a esquerda. Foi uma decisão muito problemática, na minha opinião, que Lula fez”

Vitória de Bolsonaro

“Ciro denunciou o Impeachment de Dilma como um golpe com muita clareza, sem dúvida. Devia pensar: ‘sou um aliado de Lula há muitos anos e ele está na prisão tentando destruir minha candidatura para fazer uma fraude contra o povo que confia nele fingindo que vai ser candidato? Era óbvio pra todo mundo que Lula seria proibido para colocar Haddad, que ninguém conhecia no país, porque era só o prefeito de São Paulo por 4 anos, que não tinha carisma, que não tinha trinta anos de política como Ciro e que tinha uma bagagem de ir contra o PT que Ciro não tinha.”

“Por isso, Ciro culpou o PT pela vitória de Bolsonaro por motivos válidos…”

Futuro de Ciro

“Ciro pode ser a possibilidade mais forte para derrotar o movimento de Bolsonaro em 2022. Ou, quem sabe, talvez mais cedo, se alguma coisa acontecer com a presidência de Bolsonaro”

Verifique a fala de Glenn Greenwald na íntegra:

Deixe uma resposta

3 × três =