You are currently viewing Progressistas do Brasil: O caminho é Ciro Gomes!

Progressistas do Brasil: O caminho é Ciro Gomes!

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

A mais recente pesquisa do Ibope mostra algumas coisas importantes para os progressistas brasileiros:
a) Ciro Gomes é o candidato que mais cresce;
b) Ciro Gomes é o candidato que vence Bolsonaro com maior folga;
c) Ciro Gomes é o candidato com menor rejeição dentre os cinco mais bem colocados.
Isso nos leva a uma questão fundamental em um momento que, ao que tudo indica, será um marco no processo civilizatório do Brasil: a certeza da vitória ou o risco da derrota?
O Brasil até agora parece estar trilhando em 2018 um caminho muito semelhante ao caminho dos EUA em 2016. Dadas todas as diferenças políticas e culturais, absolutamente todas as pesquisas colocavam Bernie Sanders em uma posição muito semelhante a de Ciro Gomes aqui no Brasil. Bernie era o que mais crescia, era o menos rejeitado, e o que vencia Trump com mais folga. Mas não foi assim. Boicotado pelo próprio partido e pela imprensa, Sanders foi isolado. A “esquerda” americana se entregou aos interesses das corporações. Abraçou o status quo, a mídia, Wall Street, os bancos e as multinacionais e conseguiu deixar Sanders para trás. Mas por incrível que pareça, com Sanders para trás, o caminho para Hillary estreitou.
Qualquer semelhança não é mera coincidência. O sistema financeiro e os interesses multinacionais não se interessam pelo desenvolvimento nacional e bela libertação do nosso país. E o sistema político tradicional tem consistentemente se conectado a esses valores. Aqui no Brasil, todas as outras candidaturas progressistas resistiram fortemente de todas as formas que puderam para não abrir espaço para Ciro Gomes. O sistema resistiu e segue tentando resistir a Ciro quase que em sua totalidade.
Tanto lá como cá, até os potenciais aliados tratam o candidato mais preparado mais como adversário do que como companheiro de luta. E o fazem com os maiores contorcionismos possíveis. Tentam transformar firmeza em temperamento, preparo em preocupação, valores em ilusões. Alianças foram vetadas, mentiras seguem sendo divulgadas e especulações também são inventadas. Tudo para tentar diminuir a capacidade, a honestidade, e a visão estratégia que Ciro Gomes possui para o nosso Brasil.
A esperança que foi sufocada nos EUA não será sufocada dessa vez no Brasil. Não taparemos o sol com a peneira, irmãos e irmãs brasileiras. Não vamos dançar na beira do abismo. Não entregaremos o nosso país – uma vez mais – para os interesses antipovo, antipobre e antinacionais. Tomaremos o Brasil de volta. E para isso não precisamos das cúpulas políticas que pretendem decidir o nosso futuro. Para isso precisamos apenas de cada um de vocês que estão lendo esse texto agora. Dia e noite, noite e dia. De hoje até o último momento. Somente juntos faremos um Brasil para os brasileiros!