Ciro Gomes: ideia, exemplo e militância. O que isso significa?

Há décadas Ciro Gomes tem defendido e amadurecido um projeto para o país, que tem passado quase toda a sua história republicana sem qualquer tipo de projeto (com objetivos, prazos e planos claros). Entretanto, o projeto de Ciro, chamado de Projeto Nacional de Desenvolvimento (para conhecê-lo veja aqui) precisa chegar à população e tomar mentes e corações para ter força política para sair vitorioso nas próximas eleições.

Para tanto, quando perguntado sobre como podemos passar essas ideias adiante, Ciro tem respondido com o bordão: Ideia, Exemplo e Militância. Mas, o que isso quer dizer?
Ideia: é a clareza de ter um projeto pelo qual lutar e não se deixar levar por “salvadores da pátria” ou qualquer tipo de herói. Discutir e compreender a ideia, pois o que emancipa uma sociedade é um projeto que seja coletivamente comparilhado.
Exemplo: é aquilo que dá autoridade à ideia, que demonstra a verdade das convicções, ir além da “conversa mole”. Dar exemplo daquilo com atos daquilo que se diz é o que qualifica a coerência entre o que se prega e o que se pratica. O exemplo tem força entre as pessoas.
Militância: é agir! Na internet também, mas especialmente fora dela, ter paciência, perseverança e respeito ao explicar a ideia, desmisticar os problemas do país para os outros, especialmente entre aqueles que tem menos oportunidades de parar para pensar sobre política. E ocupar, com ideia e exemplo, todos os espaços da política.

Como vocês já ouviram também tantas vezes: “É preciso ajudar nosso povo a entender!” E pra isso, persistir na ideia, no exemplo e na militância!

Deixe uma resposta

treze − 1 =