You are currently viewing Datafolha sugere transferência finalizada. Debate agora será sobre projeto

Datafolha sugere transferência finalizada. Debate agora será sobre projeto

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

A pesquisa Datafolha divulgada na virada de ontem para hoje (20/09) indica que Bolsonaro continua em primeiro lugar na intenção de votos, com 28%. Neste momento, a pesquisa indicou que as intenções de voto em Fernando Haddad estão em segundo lugar, com 16%, tecnicamente empatado com Ciro Gomes, cuja intenção de votos está em 13%, segundo a pesquisa.
Além desses números gerais, outros dados sugerem que, apesar de Fernando Haddad ter pontuado na pesquisa com intenção de votos que o coloca em segundo lugar, pode ter chegado ao fim ou ao limite a mencionada transferência de votos de eleitores do ex-presidente Lula para Haddad.
O primeiro dado que aponta isso é que Haddad está desacelerando, ou seja, o crescimento de votos que no começo se deu em ritmo forte não conseguiu se manter. O gráfico divulgado pelo Datafolha mostra que num primeiro momento Haddad cresceu 5%, depois 4% e, dessa vez, 3%.

Além disso, importa olhar o dado acima em relação com o número de eleitores “totalmente decididos a votar” em cada candidato.
Haddad e Bolsonaro concentram, entre seus percentuais de voto, o maior número de eleitores que se dizem totalmente decididos (cerca de 75 % para ambos) e é esse o dado que ajuda a traçar o perfil dos votos recebidos pelo candidato petista.

Esse percentual diz respeito a eleitores que estão afirmando independer dos próximos dias e debates para votar em Bolsonaro e para votar em Haddad. Menos abertos ao julgamento faltando ainda oportunidades importantes de debate público, podem também ser aqueles trazidos a Haddad pela militância partidária e pelo capital político de Lula.
De modo geral, os dados podem sugerir uma cristalização e desaceleração dos votos em Haddad.
Ciro Gomes manteve-se em 13% nos últimos três levantamentos realizados pelo instituto e, junto a esses percentuais em intenção de voto, reúne a maior parte do total de votos dos que estão pensando em uma segunda opção (15 % dos eleitores o citam), além de uma menor rejeição na comparação com Bolsonaro e Haddad.

O potencial de votos que ainda podem migrar para Ciro Gomes e o fim da transferência de votos ao segundo colocado atualmente, Fernando Haddad, sugerem que a partir de agora o debate será não em torno do capital político construído ou trazido por cada um, mas sim em torno de projetos, de uma visão de país e de soluções mais adequadas para os atuais problemas.
Um debate entre os candidatos ocorrerá hoje, organizado pela TV Aparecida, a partir das 21h30. A transmissão ocorrerá pelo canal de televisão da TV Aparecida, por rádio e internet. Acompanhe em http://www.a12.com/tv/!