You are currently viewing Ciro Gomes liderou assuntos mais falados no Twitter na primeira noite do Fórum da Liberdade

Ciro Gomes liderou assuntos mais falados no Twitter na primeira noite do Fórum da Liberdade

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

Ciro Gomes participou da primeira noite do Fórum da Liberdade na última segunda-feira (09/04) e, já durante o evento, aparecia no topo dos assuntos mais tratados no Brasil (trending topics) segundo o Twitter.
O ex-governador esteve presente no painel “Encontro com presidenciáveis” e expôs os fundamentos de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que vem sendo debatido por ele há anos. O evento ocorreu nos dias 09 e 10 e é conhecido por reunir políticos, empresários, economistas e ativistas alinhados com partidos e ideias políticas neo e ultraliberais. Apesar disso, ao falar de seu projeto voltado para o desenvolvimento inclusivo, nacional e popular, Ciro Gomes foi largamente aplaudido pela plateia que acompanhava o evento.
Outros participantes do evento, como o banqueiro João Amoêdo, Marina Silva e Flávio Rocha, optaram por levar seus materiais escritos já preparados e falar de acordo com eles, durante sua apresentação. Em vez de optar pela leitura do texto escrito, o ex-governador Geraldo Alckmin consultou seu material durante um momento da apresentação e Henrique Meirelles, por sua vez, tentou relatar feitos de suas gestões sem, no entanto, se destacar entre o público presente.
De acordo com os organizadores, o propósito do painel seria dar oportunidade para que que cada presidenciável presente pudesse tratar em 15 minutos de seu “projeto de país”. Ciro Gomes descreveu sua proposta, e ao final, mencionou termos 3 grandes tarefas a enfrentar: o endividamento das famílias e das empresas (que pode gerar até mesmo uma crise bancária no Brasil, como alertou); a crise fiscal brasileira e a questão estrutural de retomar a industrialização. “Se o Brasil celebrar um grande diálogo, vira esse jogo!”, disse Ciro ao encerrar sua fala.
Mesmo ao início do evento, quando ainda não tinha se apresentado, o ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional já ocupava o topo entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, uma vez que foi abordado pelo youtuber ligado a grupos de direita, Arthur do Val e, por um movimento seu que tocou o pescoço do garoto com uma das mãos ao se retirar, foi acusado por grupos, como o MBL, de um “tapa”. No dia seguinte à acusação, diversos vídeos publicados na internet demonstraram que o vídeo divulgado pelo youtuber havia sido editado para aparentar um movimento mais veloz e intenso.