You are currently viewing Ciro Gomes é finalista do Prêmio Jabuti

Ciro Gomes é finalista do Prêmio Jabuti

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

Ciro Gomes está na disputa do 63º Prêmio Jabuti, a mais prestigiada premiação literária do país. O livro “Projeto Nacional: o dever da esperança”, obra que traduz o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) defendido sistematicamente por Ciro e pelo PDT desde a campanha presidencial de 2018, figurou entre os 10 finalistas do eixo não ficção na categoria Ciências Sociais. O anúncio dos finalistas foi realizado hoje pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

No próximo dia 16, às 12h, será divulgada uma nova lista com os cinco finalistas de cada uma das 20 categorias contempladas pela premiação. Os vencedores do 63º Jabuti serão revelados no dia 25 de novembro, às 19h, durante cerimônia online transmitida pelo YouTube da CBL.

A atual edição do prêmio conta com a curadoria do editor e tradutor Marcos Marcionilo e com a colaboração de um conselho composto por especialistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

A indicação ao Jabuti é um justo reconhecimento

Desde o início da pré-venda, em maio em 2020, o “O Dever da Esperança” esteve na lista de mais vendidos na seção “Política e Ciências Sociais” do site da Amazon, alcançando o topo do pódio por várias semanas seguidas. A indicação ao Jabuti, portanto, consolida o sucesso do livro e reafirma a importância do debate promovido e das ideias defendidas por Ciro Gomes ao longo das 274 páginas de seu “Projeto Nacional”.

Ao buscar discutir as raízes dos graves problemas nacionais e apresentar propostas concretas para que o Brasil supere suas mazelas, Ciro Gomes transforma a obra em uma reflexão profunda e honesta sobre o país que temos e a nação que podemos construir. Ao longo do “Projeto Nacional: O dever da esperança”, Ciro oferece ao leitor a possibilidade de voltar a acreditar nas instituições democráticas como garantidoras da soberania nacional, na política como linguagem da democracia e ferramenta promotora de transformações sociais e no diálogo civilizado como meio para superar diferenças e repactuar os brasileiros em prol de um projeto comum de nação.

Sendo assim, a indicação ao maior prêmio literário brasileiro parece ser um justo reconhecimento não apenas à excelência da obra “Projeto Nacional: o dever da esperança”, mas também aos esforços e à luta de Ciro Gomes que, há anos, busca promover um debate centrado no Brasil. Enquanto alguns optam por apostar no ódio e na disputa de paixões personalistas, “O Dever da Esperança” e seu autor nos convidam a apostar em um projeto de país e a discutir ideias capazes de devolver aos brasileiros a possibilidade de sonhar com um futuro digno.

É bastante evidente que sobram motivos para torcermos para que Ciro conquiste o Jabuti e, especialmente, para que seu Projeto Nacional de Desenvolvimento conquiste o Brasil. Seguiremos na disputa.