Levantamento divulgado nesta semana indica que Ciro Gomes tem o perfil desejado pelo eleitorado brasileiro, mas nem sempre esses dados relevantes ganham destaque e projeção. Ano de eleição presidencial é ano de as pesquisas de intenção de voto tornarem-se assunto em todas as rodas de conversa. Candidato X subiu na pesquisa. Candidato Y caiu nas pesquisas. Candidato tal passou o adversário. É sempre assim. Brasileiro tem o hábito de acompanhar as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. Tem até preferência por determinados institutos.
Nosso hábito é acompanhar os cenários de intenção estimulada de votos. Que são os mais difundidos pelos veículos de comunicação. Entretanto, geralmente as pesquisas trazem outros dados bastante relevantes para os partidos, os pré-candidatos e, mesmo para o eleitor mais atento. Temos valorizado mais dados como potencial de voto e rejeição. São elementos que indicam quais caminhos as comunicações dos candidatos devem seguir, e servem para balizar as pré-campanhas.
Na última segunda-feira, 21 de fevereiro, foi divulgado um levantamento CNT/MDA com novos dados sobre a intenção de voto, mas também com análise do perfil do eleitorado brasileiro. E, estes dados não ganham grande visibilidade. Tivemos boas notícias com os apontamentos da pesquisa mencionada. Ciro cresce nos cenários apresentados, e sua rejeição diminui. É um sinal de que a comunicação da pré-campanha tem funcionado e que podemos esperar novos números positivos nas próximas pesquisas.
Mas um dado me chamou bastante atenção ao ver todo o relatório divulgado pelo instituto de pesquisa, e me fez concluir que Ciro tem o perfil de Presidente que o eleitorado deseja para o nosso país. A tabela 37 do relatório síntese da pesquisa traz as respostas para a seguinte pergunta feita aos entrevistados: “Nas eleições para presidente da República deste ano, quais as DUAS características dos candidatos que o(a) Sr.(a) mais levará em consideração?” Para resposta tinham as seguintes alternativas
1 – Honestidade
2 – Novas propostas para o Brasil
3 – Trajetória política
4 – Partido político
5 – Ser novo no meio político (outsider)
6 – Ser do meio empresarial
7 – Competência
96 –- Outro: _____________________
O resultado com base nas respostas dos entrevistados é que 62,7% do eleitorado brasileiro leva a Honestidade em consideração para escolher o seu candidato; 52,2% preza pela competência; e 36% por novas propostas para o Brasil. As demais alternativas apresentaram os seguintes resultados: trajetória política 17,1%; ser novo no meio político (outsider) 4,1%; partido político 2,6%; ser do meio empresarial 1,5%; outras 2,8% e; não sabe ou não respondeu 3%.
Pode-se falar de quase tudo sobre o Ciro. Mas é impossível negar que Ciro Gomes é um agente público honesto. Ciro é dos poucos políticos que pode dizer que tem 40 anos de vida pública e nunca foi processado por corrupção nem mesmo para ser absolvido. Ciro é competente, já demonstrou isso à frente da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado do Ceará e como Ministro da Fazenda, que ajudou a implementar o Plano Real no governo do grande brasileiro, Itamar Franco. Ciro sempre saiu dos cargos que ocupou com altos índices de aprovação popular e cheio de premiações que reconhecem o competente gestor público. Ciro é o único pré-candidato que já apresentou um projeto para o país, o Plano Nacional de Desenvolvimento, onde Ciro faz um diagnóstico do país e apresenta as soluções.
Talvez seus parentes e amigos não conheçam essa trajetória de Ciro Gomes, e não saibam de suas características. mas todos que entram em contato com essas informações acabam refletindo sobre a importância de Ciro Gomes para o debate público no Brasil e que ele tem as características que procuramos naquele que desejamos para dirigir nosso país