You are currently viewing Ciro Gomes: Educação e Projeto Nacional de Desenvolvimento

Ciro Gomes: Educação e Projeto Nacional de Desenvolvimento

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

A Educação aparece sempre como um dos tópicos mais consensuados quando se fala sobre a importância de políticas públicas para o desenvolvimento do país. Mas, além de truísmos e obviedades que embalam slogans de políticos e politicagens, a pauta da Educação deve ser entendida como um dos eixos principais sobre o Estado que queremos ter.
É muito bonito falar sobre Educação, mas bem pouco eficaz se não se considera os aspectos práticos para a implementação de uma política educacional ampla, de qualidade e moderna. Para tanto, é necessário pactuar por um Estado que não restrinja a educação de seu povo a um “gasto”, menos ainda a um “teto de gastos” e que o considere a partir de um projeto de formação além do “investir” mais. Essa é a visão de Educação na qual se baseia um Projeto Nacional de Desenvolvimento.
No âmbito do Projeto Nacional de Desenvolvimento de Ciro Gomes, a Educação é amparada pelos mesmos princípios que norteiam o PND, a saber, as noções de Projeto (metas, prazos, métodos de execução e etc), Nacional (voltado para as condições e objetivos do Brasil) e voltados para o Desenvolvimento (romper os mecanismos de dependência com crescimento humano e justiça social).
Claro que com estas linhas não esgotamos os potenciais da Educação através do PND, apenas introduzimos a discussão para acompanhar mais um ato de Ciro Gomes pela Educação brasileira: participação no evento da UNE pelo Dia do Estudante!
AGENDE-SE
Ato em defesa da educação da vida e da democracia!
11/08 às 19h
YouTube UNE Oficial