You are currently viewing Ciro critica modelo econômico do lulismo: desenvolvimentismo de araque

Ciro critica modelo econômico do lulismo: desenvolvimentismo de araque

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Como parte da série de textos da Folha de S. Paulo com os economistas dos pré-candidatos à presidência da república, o ex-ministro Guido Mantega publicou o artigo “Bolsonarismo levou Brasil à crise, e retomada virá com o seu fim”. Nele, Mantega faz uma crítica fraca ao que chama de “neoliberalismo anacrônico” e isenta o PT, em especial o governo Dilma, de qualquer responsabilidade sobre o cenário catastrófico que experimentamos hoje.

Ciro Gomes reagiu ao artigo de Mantega em suas redes sociais e escreveu:
“A síntese do pensamento econômico do lulismo, pobre e cinicamente produzida por Guido Mantega, hoje na Folha, é uma das peças mais hipócritas e ambíguas já vistas. É uma mistura de “Carta aos Brasileiros” envergonhada e nacional desenvolvimentismo de araque.
Se o Brasil depender destes senhores para sair do atoleiro, vamos afundar de vez. A questão central – mudança do modelo de econômico – vira uma pergunta minúscula e covarde.
Esconde vergonhosamente Dilma, manipula números e transfere toda culpa para o execrável e igualmente culpado Bolsonaro.
Ou seja, fugindo das suas culpas que são imensas, o lulismo já reedita o famoso álibi da “herança maldita”, agora com sinal invertido e duplicado. Quem temia que a proposta econômica do petismo fosse o “mais do mesmo” ficou ainda mais frustrado: é o “menos do mesmo”.”