You are currently viewing 12 momentos de Ciro Gomes que inspiram um novo futuro: Solidariedade!

12 momentos de Ciro Gomes que inspiram um novo futuro: Solidariedade!

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Quem acompanha Ciro Gomes sabe que sua sensibilidade e sua indignação se transformaram num compromisso moral que inspira um novo futuro no Brasil: sua SOLIDARIEDADE.

“O imperativo moral superior de estarmos na vida, do meu ponto de vista, é lutarmos no que estiver ao nosso alcance para dar oportunidade às pessoas de superarem os desequilíbrios e as injustiças”.

O compromisso moral de agir pela melhora da condição de vida das outras pessoas faz parte da trajetória política de Ciro.
Colocar-se no horizonte mental das outras pessoas, perceber seu sofrimento, suas alegrias e suas demandas foram atitudes de Ciro que lhe permitiram aprender ao longo do tempo.
A solidariedade e a luta pela melhora da vida das pessoas mais pobres está ao lado de sua luta contra outras formas de desigualdade, como o racismo e a violência contra as mulheres e a comunidade LGBTI, por exemplo.
Ciro assumiu como um dos grandes passos para mudar o Brasil o compromisso de “respeitar a todos os brasileiros“, sem apagar nossas diferenças e sem deixar de enxergar os problemas mais específicos de cada grupo social. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, o que produz desequilíbrios nocivos para nossa sociedade e muita violência. Por exemplo, as diferenças de salário entre homens e mulheres e o racismo são efeitos colaterais diretos da desigualdade. A discriminação contra a comunidade LGBTI também é um efeito colateral e um fomentador da desigualdade. Respeitar todos os brasileiros é uma inerência da democracia.
A solidariedade vista nos ideais e nas ações políticas de Ciro Gomes inspiram um novo caminho para o futuro do Brasil.
Relembre momentos recentes de Ciro e sua solidariedade com a luta das mulheres brasileiras por igualdade!