Passo 7: Combater o crime com inteligência policial e proteção aos jovens

O sétimo passo necessário para mudar o Brasil aborda uma preocupação fundamental de todos os brasileiros e brasileiras atualmente: segurança pública. Ciro Gomes tem estudado propostas para diminuir a criminalidade e a violência, dois problemas graves cujas origens e soluções são complexas.

Em um país em que o crime organizado conseguiu se fortalecer nas ruas ou mesmo dentro dos presídios, não podemos achar que o problema será resolvido com frases feitas ou soluções aparentemente fáceis que se aproveitam do medo do povo para gerar ódio.

Além disso, é preciso que a população compreenda o papel de cada ente da federação com relação à segurança. Tanto municípios, como os estados e o governo federal têm responsabilidades a cumprir sobre segurança pública, portanto a cobrança deve ser feita a todos esses níveis. E, sobre as ações do governo federal, Ciro propõe que elas sejam aumentadas para atuar mais efetivamente na segurança pública com um conjunto de medidas.

Melhorar as formas de financiar políticas de segurança e coordenar a atuação dos estados está entre as medidas que o governo federal pode tomar. A implementação de um sistema nacional de inteligência para a segurança pública é uma ideia que tem tomado caminho e foi defendido por Ciro como medida necessária. Para ele, o governo federal deve também direcionar as polícias federais para atuar com mais eficácia e inteligência contra organizações criminosas, contra o tráfico de armas e drogas e para a defesa das fronteiras brasileiras.

Assim como a repressão aos crimes e a investigação, Ciro menciona a necessidade de pensar estrategicamente na prevenção quando o problema é a criminalidade. Essa visão mais ampla da qual muitos infelizmente se esquecem é fortemente debatida por ele como um projeto de desenvolvimento, por isso o investimento em formação profissional, em educação e na geração de empregos é essencial para lidar com a violência. Ao criar oportunidades reais de dignidade, estaremos protegendo os jovens de entrarem na criminalidade como caminho de vida. É por isso que, para ir em profundidade sobre o tema, Ciro tem estudado como fazer somar investigação, repressão e prevenção ao crime e à violência.

 

Deixe uma resposta

dois × três =