You are currently viewing Ciro Gomes no aniversário de 90 anos de Noam Chomsky

Ciro Gomes no aniversário de 90 anos de Noam Chomsky

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Ciro Gomes foi convidado para a comemoração do aniversário de Noam Chomsky, em Oro Valley (EUA). A festa para o filósofo aconteceu nesta sexta-feira, dia 08 de dezembro. O linguista e ativista foi eleito em 2005, pela revista política Prospect, que entrevistou 20 mil pessoas em diversos países, como o maior e mais influente intelectual vivo.
Chomsky esteve no Brasil em setembro, quando visitou o ex-presidente Lula na prisão em Curitiba e avaliou que, independente do resultado das eleições, o PT deveria realizar uma “comissão da verdade” e examinar seus erros publicamente: “para olhar com honestidade para o que ocorreu. Olhar com franqueza para as oportunidades que perderam. Isso teria um grande significado.”
Atento à política brasileira, Chomsky também se reuniu com Ciro Gomes e discutiu com o então candidato à presidência sobre seus planos e ideias para dar um novo rumo a política brasileira, seu “projeto nacional de desenvolvimento”. Projeto esse avesso a política macro-econômica neoliberal vigente nos últimos 20 anos no país, matriz de pensamento também muito criticada por Chomsky, e que visa um Brasil soberano, democrático e desenvolvido.
Desta manhã de conversa entre os dois, na qual se conheceram, surgiu o convite para as comemorações do nonagésimo aniversário dele em dezembro. Na foto do artigo, Ciro cumprimenta Noam pelos seus 90 anos e agradece à grande contribuição que ele tem dado nas últimas décadas ao pensamento e ao ativismo político.
O início do diálogo que se segue dá conta da afinidade de pensamento entre os dois:
Ciro: Obrigado! Você é muito importante para a humanidade!
Chomsky: Obrigado. Você também é!
Parabéns Noam Chomsky! É um privilégio para todos nós sermos seus contemporâneos!