Texto: Venisse Schossler
UMA DISCUSSÃO GLOBAL
Em abril deste ano, o novo presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, recebeu os líderes de 40 países. Nesse encontro, denominado Cúpula do Clima 2021, Biden retomou e fortaleceu os esforços e compromissos das principais economias globais no enfrentamento da crise climática e reafirmou seu compromisso com o Acordo de Paris.
Durante o evento foram discutidos os benefícios econômicos e sociais de uma agenda verde, bem como a necessidade de tomar ação para a construção de políticas sustentáveis. Os discursos apresentados pelos líderes americano e chinês, presidente Xi Jinping, apontaram para o futuro da humanidade. Foram destacados exemplos e ambições promissoras, que vão da indústria de transformação à criação de empregos verdes dignos por meio da promoção de tecnologias e ciência sustentáveis.
CIRO E O PND SE MOSTRAM COMPROMETIDOS COM AGENDA AMBIENTAL
Não tão distante dessa realidade, Ciro Gomes tem demonstrado o constante alinhamento do projeto de Joe Biden ao Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND), que antecede as propostas de Biden. As semelhanças são tantas que alguns até brincam afirmando que o poderoso líder norte-americano teria copiado o PND.
A busca por novos padrões de consumo e comprometimento com uma indústria nacional sustentável são alicerces do ponto ambiental do PND. Além disso, Ciro Gomes reflete constantemente sobre a matriz energética brasileira, propondo a transição necessária do uso de recursos não-renováveis para renováveis (como hidrelétrica, atômica, solar e eólica), sem nunca esquecer do potencial biotecnológico e da prosperidade econômica que a sustentabilidade pode gerar à nossa nação.
PNDS: A LUTA DO ECOTRABALHISMO
A transição para nações e cidades mais sustentáveis também não passou desapercebida ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Há 2 anos, o PDT criou um movimento pungente e inovador: o Ecotrabalhismo. Esse crescente movimento já conta com lideranças dentro de 14 estados do Brasil e segue se alastrando por todo território nacional.
Liderado por Ivana Groff, sua presidente nacional, esse movimento tem como objetivo trazer o “S” de sustentabilidade ao PND – Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, junto à Universidade Leonel Brizola, foi criada a Cartilha Ecotrabalhista, que é construída sobre 12 temas:
- Biodiversidade;
- Reciclagem e resíduos sólidos;
- Cidades sustentáveis;
- Recursos hídricos;
- Mudanças climáticas;
- Energias renováveis;
- Consumo consciente;
- Educação ambiental;
- Agricultura familiar;
- Saúde e bem-estar;
- Empregos verdes;
- Segurança alimentar e nutricional.
LANÇAMENTO DA CARTILHA MARCARÁ A SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A Cartilha Ecotrabalhista será lançada, nesta terça (02), às 19h12, em live transmitida pelo Facebook do movimento Ecotrabalhista. O evento contará com a participação do presidente pedetista, Carlos Lupi, e do vice-presidente, Ciro Gomes. Os deputados Juliana Brizola (PDT/RS) e Goura Nataraj (PDT/PR) também se farão presentes. A condução da live será realizada pela presidente Ivana, seu vice, Everton Gomes, pelo vice-presidente de honra do Ecotrabalhismo, Nelton Friederich, e pelo presidente da Fundação Leonel Brizola, Manoel Dias.
A Semana do Meio Ambiente de 2021 será, então, marcada pelo lançamento desse importante instrumento de conscientização e discussão de políticas sustentáveis. A Cartilha Ecotrabalhista traz o PDT para a agenda ambiental global, modernizando e engrandecendo ainda mais o PND de Ciro Gomes.