You are currently viewing Posição de Ciro na PEC do Calote traz apoios e crescimento

Posição de Ciro na PEC do Calote traz apoios e crescimento

  • Post author:
  • Reading time:4 min de Leitura

A PEC do Calote

Depois da aprovação da PEC do Calote, na madrugada desta quarta feira (4), Ciro Gomes anunciou a suspensão da sua pré-candidatura à Presidência. A PEC, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, vai permitir que o governo adie o pagamento de precatórios e abre um espaço de R$ 91,6 bilhões no orçamento de 2022. Destes, menos de R$ 50 bilhões seriam destinados ao pagamento do Auxílio Brasil, e o restante seria utilizado para outras despesas do governo, incluindo emendas do tal Orçamento Secreto.

Ontem à noite, publicamos aqui em nosso site um manifesto assinado por milhares de apoiadores que se organizam em diversos grupos de apoio e movimentos partidários. Foi um sinal de forte apoio ao Ciro a partir das bases que defendem um novo Projeto Nacional.

Apoios políticos

Depois do posicionamento de Ciro Gomes, diversos políticos e lideranças demonstraram apoio ao presidenciável. O Presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou em entrevista para a GloboNews na manhã de hoje (5) que a pré-candidatura de Ciro é irreversível e que o Projeto Nacional é uma plataforma que o PDT defende desde a época de Brizola, com a construção de uma nação livre, independente e autônoma.

Além de Carlos Lupi, Ciro recebeu apoio de Heloísa Helena (REDE), Randolfe Rodrigues (REDE), Alessandro Veira (Cidadania), Orlando Silva (PCdoB), Duda Salabert (PDT), Juliana Brizola (PDT), Alexandre Frota (PSDB) e diversas outras lideranças políticas, intelectuais e partidárias. Flávio Dino, por exemplo, mesmo apesar das votações favoráveis a PEC por parte de 10 deputados do PSB, também apoiou Ciro Gomes pela sua manifestação. Além de lideranças políticas, Ciro também recebeu o apoio de artistas, como Marcelo Adnet e Tico Santa Cruz.

Ganho de seguidores nas redes sociais

No entanto, teve um fato que chamou a atenção nas redes sociais de Ciro Gomes: o crescimento de seguidores em todas suas redes sociais. Considerando apenas os seguidores de Ciro Gomes no Twitter, o presidenciável cresceu o equivalente a 10 vezes seu crescimento diário na última semana. Isso significa um aumento de mais de 1.000% no ritmo de crescimento. Considerando o Instagram, foi um aumento de 7,5x, ou quase 750%.

Mesmo com a suspensão da pré-candidatura, o ganho de seguidores de Ciro mostra que o seu posicionamento em relação a PEC dos Precatórios foi muito bem recebido pelo público.

O PDT e a PEC do Calote

O Presidente do PDT, Carlos Lupi, entrou com ação no STF contra o ato de Arthur Lira que autorizou a votação remota de parlamentares ausentes, para garantir a aprovação da PEC. Além disso, Lupi disse em entrevista na GloboNews que “esta conversando individualmente com cada parlamentar para convencê-los da gravidade de dar esse cheque o governo”. Lupi disse acreditar na reversão de votos até a votação na próxima terça feira.

Esse é um sinal importante do presidente do PDT, que trabalhará na união dos parlamentares para derrotar o projeto.

Manifestação de Ciro Gomes contra a PEC do Calote

Confira abaixo a publicação de Ciro Gomes depois da votação da PEC do Calote na última semana.

“Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios.

A mim só me resta um caminho : deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo.

Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas. Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional.”