As novelas brasileiras sempre foram um dos pontos mais altos da cultura nacional. Além de serem muito consumidas no território brasileiro, as novelas também são uma forma de exportação da cultura nacional para o exterior, já que vários outros países compram os direitos de exibição das novelas do Brasil.
Tropicaliente
Uma das novelas mais assistidas do Brasil foi a novela Tropicaliente, transmitida na Rede Globo entre os dias 16 de maio e 30 de dezembro de 1994, em 194 capítulos.
A novela conta a história de Ramiro, líder de uma aldeia de pescadores em Fortaleza, no Ceará, e seus familiares. E a trama fica ainda mais complexa quando Ramiro se encontra com Letícia, filha de um milionário e amor antigo do pescador.
Mas o que Ciro Gomes tem a ver com isso?
Walter Negrão, que escreveu a novela, se inspirou nas paisagens do Caribe para escrever a novela. Mas como Tropicaliente se passa no Ceará e Ciro Gomes era o governador do estado na época da sua gravação, ele não mediu esforços para ajudar a produção da Globo, já que a novela também ajudaria a divulgar as belezas cearenses para todo Brasil e para o mundo.
A aposta do governo do estado visava não apenas atrair a indústria do turismo, mas também mostrar o novo modelo de administração que estava sendo desenvolvido no estado. A novela mostrava para todo o Brasil as belas praias do Ceará e os resultados que os novos investimentos estavam trazendo para Fortaleza.
Como governador, Ciro apoiou a produção de diversas maneiras, como por exemplo, mobilizando o setor hoteleiro e dando apoio logístico para gravações em terra e também em alto mar. Na época, o governo do estado calculou um investimento de cerca de U$ 700 mil.
Antes que terminasse a novela, Ciro deixou o governo do estado para ser Ministro da Fazenda de Itamar Franco e ajudar na formulação do Plano Real. Mas a novela seguiu até o final do ano batendo seus 39 pontos no Ibope.
Deu resultado?
E o esforço do governo do Ceará valeu a pena. A exibição da novela Tropicaliente ajudou a aumentar o turismo no Ceará, e mesmo nos meses de baixa temporada em que a novela foi ao ar, os hotéis ficaram sempre lotados com um crescimento do turismo 30% acima dos anos anteriores. O ator Stênio Garcia e o diretor Paulo Ubiratan inclusive receberam título de cidadãos honorários no belo município de Beberibe, no Ceará.
Além disso, como a novela foi exibida em diversos países, o efeito de Tropicaliente para os negócios no Ceará se prolongaram no tempo e na distância. Na Rússia, onde a novela foi batizada de “Tropikanka”, a novela fez tanto sucesso que, mesmo depois de 20 anos, a novela “Flor do Caribe” foi batizada de “Tropikanka 2”, mesmo com enredos muito distintos. Segundo a Folha de São Paulo, existe um russo que visita o Ceará até hoje por conta da moldura do romance entre Herson Capri e Silvia Pfeifer na novela.