Ciro Gomes aponta mais um ataque de Bolsonaro à democracia

Ciro Gomes denunciou mais uma manobra de Bolsonaro para atacar a autonomia institucional do Congresso Nacional. Se aceita, a ação de Bolsonaro pode dificultar, por exemplo, que o Congresso tome medidas para o combate a pandemia de covid-19, insistentemente desacreditada pelo presidente. Confira a nota de Ciro:

“ESCÂNDALO! Bolsonaro assinou uma ação ao STF, com pedido de liminar, praticamente tirando do Congresso suas atribuições de controle e aperfeiçoamento dos gastos públicos! Se tal aberração fosse atendida, o socorro às pessoas seria de apenas R$200 e não de R$600, por exemplo.

Mas é mais grave! Se a sociedade não tiver como participar via representação parlamentar,todo o dinheiro poderá ser entregue a empresas (já fizeram com os bancos pq o BC não é controlado pelo parlamento) sem qualquer contrapartida em manutenção de empregos e não redução de salários.

No mundo inteiro as ajudas às empresas estão sendo dadas mediantes estas contrapartidas. A escalada do golpe de estado pretendido por Bolsonaro e seus cães raivosos está começando!

Compartilhem, por favor! Que o STF esteja à altura de sua missão de guardião da Constituição e das leis! E que o Congresso Nacional se compenetre mais ainda da necessidade de estar ágil e objetivo na produção das respostas institucionais que o nosso povo precisa!”