You are currently viewing Cid Gomes na campanha de Ciro Gomes nas Eleições de 2022
Foto: Diário do Nordeste

Cid Gomes na campanha de Ciro Gomes nas Eleições de 2022

  • Post author:
  • Reading time:4 min de Leitura

Após algum distanciamento do cenário político eleitoral, o senador Cid Gomes foi protagonista de muitas especulações acerca de seu papel e dos rumos que a aliança entre PT e PDT no Ceará viria a tomar após a decisão por Roberto Cláudio como candidato ao governo do estado. Mas Cid Gomes na campanha de Ciro terá papel fundamental.

Contrário ao que muitos sugerem, Cid Gomes não está rompido com o irmão, Ciro Gomes, e sua candidatura à Presidência. Os dois estiveram reunidos na segunda-feira (25/07) para jantar na Serra do Meruoca, imóvel de veraneio do Senador Cid.

Cid esteve isolado, por opção, por quase dois meses em sua casa de veraneio.

Cid Gomes na campanha de Ciro

Os irmãos acertaram, após o encontro, a participação de Cid Gomes na campanha de Ciro, que ocupará a linha de frente da estratégia nacional do PDT.

O encontro de Ciro com Cid se dá dois dias após o presidenciável do PDT passar quase 48 horas em Sobral gravando para a campanha nacional, onde Ciro também pôde conversar com outro irmão que esteve envolvido pela turbulência política que sacode o Ceará: Ivo Gomes, prefeito de Sobral.

Cid Gomes e Camilo Santana

Apesar das especulações de alguns blogs e publicações que ganham com a alimentação de intrigas e desinformações, Cid não tem qualquer compromisso com a candidatura do PT. Ainda assim, o Senador tem uma relação cordial com o ex-governador Camilo Santana, que protagonizou direção antagônica à defendida pela autonomia do PDT na decisão do candidato ao governo do estado, conforme firmado em acordos anteriores entre ambas as siglas.

Com a saída de Izolda Cela do PDT, fica claro que a candidatura do PDT no estado do Ceará estava sob disputa diretamente influenciada pelos palanques nacionais de Lula e Ciro, e que Santana atuava diretamente pela escolha da governadora.

É válido lembrar, aliás, a respeito de Cid Gomes e Camilo Santana, que em 2014 o agora Senador abriu mão de disputar uma cadeira ao Senado para continuar no Governo e ajudar o petista em sua eleição ao Palácio da Abolição.

Se Camilo verdadeiramente quisesse pressionar pela manutenção de Izolda Cela à frente do Governo, poderia adiar sua eleição ao Senado em 4 anos como fez Cid na época para ajudar Santana, conforme lembra Edison Silva em seu texto para O Otimista.

O combinado sempre foi que os 4 pré-candidatos viajariam o Ceará consultando a população para decidir a melhor alternativa a enfrentar a oposição no estado.

Cid Gomes e o governo do Ceará

Antes de qualquer papel desempenhado por Cid Gomes na campanha de Ciro Gomes, é importante saber qual a importância da liderança política do Senador, tão requisitado durante o período decisório que atravessou o PDT nos últimos dias.

Cid Gomes governou o Ceará por dois mandatos e deixou o cargo com uma das mais exitosas passagens da história do estado. Não por acaso, elegeu a quem escolheu como sucessor, o petista Camilo Santana.

Eleito em 2018 com esmagadora maioria de votos para o Senado, Cid agora vê seu sucessor romper a aliança após acirramento da relação entre PT e PDT. O problema é que o PT ativamente trabalhou para interferir na autonomia do PDT de escolha sobre o candidato, algo firmado e sustentado justamente pelo compromisso da chapa do PT com os Ferreira Gomes, que teve o PT na cabeça por dois mandatos.

Com Izolda tomando o caminho de romper politicamente com o PDT, está evidenciado que desde o início o PT tinha um veto à candidatura de Roberto Cláudio e que isto já estava tratado com a própria governadora. A aliança se tornou insustentável.

Cid em 2022

Cid Gomes estará ao lado de Ciro Gomes tanto estadualmente quanto nacionalmente e os dois já alinharam de quê maneira a participação de Cid se dará. Ou seja, Cid estará com Roberto Cláudio e com o irmão.

Considerando o papel desempenhado outras vezes por Cid Gomes na campanha de Ciro, já era de se esperar que o Senador atue na articulação política das movimentações que a chapa pedetista venha a estimular.

Naturalmente, a presença de Cid Gomes na campanha de Ciro Gomes e na construção do PND é um caminho inalterável para o senador.