You are currently viewing Geração de empregos – Quem se engaja tem algo a dizer!

Geração de empregos – Quem se engaja tem algo a dizer!

  • Post author:
  • Reading time:5 min de Leitura

Em 2018, a equipe liderada por Ciro Gomes trouxe ao debate público seus 12 passos para mudar o Brasil.
Os fatos que aconteceram daquele ano para cá não deixam dúvidas de que estamos na situação mais difícil pela qual o Brasil já passou.
Mas nada disso irá melhorar se não recuperarmos nossa capacidade de agir em conjunto para debater e encontrar soluções. Por isso vamos participar de um amplo debate público envolvendo ideias, exemplos e você, sua voz e sua militância.

Geração de empregos em pauta – como será o caminho necessário?

A ideia é trazer de volta ao debate problemas que têm sido centrais ao Brasil. Para começar a fomentar essas ideias entre toda a sociedade, vamos retomar os 12 passos para mudar o Brasil, propostos em 2018. E queremos que você faça parte desse processo.
O primeiro passo descrito à época por Ciro tratava da GERAÇÃO DE EMPREGOS. É triste pensar que, agora em 2021, o IBGE acaba de divulgar seu levantamento mais recente, feito pela PNAD Contínua, estimando que chegou a 14,3 milhões o número de pessoas desempregadas no Brasil no trimestre encerrado em janeiro.
Segundo eles, esse foi o nível mais grave de desemprego em um trimestre envolvendo o mês de janeiro, período do ano em que geralmente havia mais vagas temporárias ocupadas.

Quem se engaja tem algo a dizer

Para você que acompanha esse assunto, quais poderiam ser as causas ou as consequências disso? Há princípios importantes e ações fundamentais que o Brasil poderia levar em conta para mudar esse cenário? Como podemos nos preparar para o futuro do mundo do trabalho, tendo em mente esse assunto? Temos exemplos do que fazer – e do que não fazer – sobre esse tema em algum setor da economia brasileira ou internacional?
Você conhece algum exemplo local do que o fechamento de postos de trabalho tem causado nas cidades? Ou de como a terceirização, a informalidade e automatização impactam o mundo do trabalho? E sobre a desigualdade entre homens, mulheres, entre classes e raça/etnia no acesso aos empregos?
Esses são alguns dos pontos que podem servir como mote para você iniciar seu texto e participar da divulgação de ideias, ação que todos nós precisamos fazer. Que tal, então, botar as palavras pra fora?
Nós vamos receber textos que tratem sobre o tema A GERAÇÃO DE EMPREGOS HOJE E AMANHÃ – PASSOS PARA MUDAR O BRASIL e vamos publicá-los nos portais #TodosComCiro e/ou #VemPraMassa, e nos canais de mídia dessas plataformas.
Você curte esse assunto? Curte escrever, conversar ou simplesmente quer muito pesquisar e atuar em conjunto pra melhorar o debate público brasileiro ou divulgar uma nova corrente de opinião? Participe com a gente! Você pode se programar e enviar seu texto até 20 de abril de 2021!
Os 2 melhores textos ganharão um brinde #TodosComCiro**!

ENVIE SEU TEXTO AQUI!

Para te ajudar a planejar a sua escrita, vamos mandar aqui algumas orientações:
Dicas de escrita:

Diretrizes:

  • Tamanho: mínimo de 1 (uma) página.
  • Prazo para envio: 20 de abril de 2021.
  • Previsão de publicação: a partir de 01 de junho de 2021.

Por que estamos fazendo essa chamada?

Porque quem se engaja e se mobiliza tem algo a dizer. Pode e deve contribuir, diante dos perigos de silenciar e da ausência de debate que tomam conta da Internet hoje em dia. Para que as ideias tenham êxito e criem um debate público real, precisamos de coesão, de coerência. Por isso, criamos essa chamada de texto, como meio de juntarmos esforços tendo um pouco mais de cooperação e de ação estratégica ao tratar de temas importantes para o Brasil.
Uma noite antes do jantar, ou um momento do fim de semana, quando procuramos acompanhar o debate político e os acontecimentos da semana, geralmente deixam em nós uma vontade imensa de agir, de participar, de fazer algo na direção do futuro melhor que buscamos.
Para canalizar esse sentimento, participe das chamadas públicas! Não deixe passar o momento de usar a sua voz, seu pensamento crítico e seu conhecimento. Elas são nossas únicas chances para que as tragédias de hoje sejam superadas e não se repitam.
Envie seus textos e incentive seus amigos a enviar também!
** O resultado dos brindes será divulgado pelas redes sociais da #TodosComCiro e a escolha dos 2 melhores textos será feita pela equipe de comunicação.