You are currently viewing Carta aberta a Ciro Ferreira Gomes

Carta aberta a Ciro Ferreira Gomes

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

Ciro,

Você nos deu a maior razão de todas para merecer nosso voto e nossa militância: apresentou um projeto de país de verdade. Soberano, democrático, popular e, principalmente, brasileiro. Ao longo dos últimos anos, você apontou detalhadamente os caminhos para realizarmos o grande sonho de um futuro digno para o Brasil. A busca por esse objetivo é o motivo do nosso esforço e foi a convicção nesse caminho que guiou nosso voto.

Quando o processo eleitoral se transforma em uma disputa de negações, a situação se torna ameaçadora e grave, como mostraram, por exemplo, os resultados gerais das eleições de 2022 para o Congresso Nacional e no primeiro turno para a presidência da República. A dificuldade do momento exige uma análise sem rancores, mas também sem ilusões.

É preciso reconhecer que você incomodou, como sempre, os donos do sistema. A imprensa tentou silenciar seu discurso propositivo e reduzi-lo ao que havia de contrapositivo. Os atores do mercado financeiro tentaram negá-lo, os donos da política – seja à direita, seja à esquerda – tentaram sufocar sua candidatura, mas não conseguiram. Diante das injustiças que sabia que sofreria, você não esmoreceu e mostrou resiliência.

O legado deixado pela campanha explicita duas condicionantes para o debate político nacional: que o trabalhismo esteja presente como força política e que as mudanças que você tem proposto para um novo Projeto Nacional para o Brasil sejam implementadas. Do contrário, não haverá saída real ou segura capaz de emancipar e pacificar nossa pátria.

Desde meados de 2016, pelo seu esforço, surgiram as primeiras experiências políticas de muitos jovens que, tenha certeza, não desistirão do Brasil. Com as ideias debatidas por você, foi intensificada por milhões de pessoas a vontade de saber mais sobre nosso país, para muito além da história contada apenas pelos vencedores.

Pela sua coragem e pela sua persistência, Ciro, o Brasil conheceu um debatedor incansável para assuntos sobre os quais outros candidatos jamais ousaram falar. Mas, ideias não morrem. Vimos milhares de desconhecidos se juntarem e construírem fortes conexões políticas, com o objetivo de divulgar seu projeto e seu nome, ao lado de Ana Paula Matos, nas redes e nas ruas.

O caminho não foi em vão! Você, como representante da boa prática política, e o trabalhismo como fio da história construtora do Brasil, compõem elementos balizadores neste momento brasileiro, motivo que provavelmente levará o povo a aumentar sua repulsa por aqueles que os atacam injustamente. A história mostrará.

Independentemente da decisão que venha a ser tomada, devemos deixar bem claro que seguimos fiéis em busca de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento a ser implementado no Brasil. A esperança não é só nosso dever, mas também nosso direito e nossa rebeldia e você é nossa liderança. Um sonho intenso se manteve aceso em 2022 pela sua luta. E não se apagará.

Obrigado(a) por tudo. Seguimos firmes como sempre. #TodosComCiro!