You are currently viewing Candidatura de Ciro Gomes: o que ela representa em 2022?

Candidatura de Ciro Gomes: o que ela representa em 2022?

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

Hoje, quarta-feira (20/07/22), o PDT oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência em evento em Brasília.

Em seu discurso, Ciro discutiu os principais desafios para a nação brasileira, apontou suas soluções e assumiu uma série de compromissos. Assim, cabe pensarmos nos quatro sentidos que essa candidatura representa para todos nós neste ano tão crucial.

Derrotar e julgar Bolsonaro

A primeira meta nas eleições deste ano é derrotar Bolsonaro, pois ele representa uma ameaça real para a democracia.

Além disso, é necessário julgá-lo por seus crimes, como o manejo genocida da pandemia, entre vários outros. Porém não podemos nos contentar com apenas tirar Bolsonaro.

Esquerda e direita – Mesmo modelo econômico

Ciro alerta que apesar das diferenças entre Bolsonaro e Lula, o modelo econômico dos dois foi praticamente o mesmo.

Lula Bolsonaro Ciro
A candidatura de Ciro Gomes apresenta modelo econômico diferentes daqueles de Lula e Bolsonaro

Através do tripé macroeconômico e de outras medidas, o grosso da riqueza produzida no país ia para os mais ricos, enquanto os mais pobres e a classe média tinham no máximo uma pequenina parcela.

Bastou a crise das commodities em 2015 para o Brasil não voltar a crescer de verdade.

Fazer em 4 anos o que não fizeram em 14

Por isso, Ciro explica que dar mais uma chance a Lula e ao PT não faz sentido. Em 14 anos de governo, com alta popularidade e representação no Congresso, o principal não foi feito, então por que fariam agora? Vale a pena apostar em um novo caminho.

Propor um novo caminho

Talvez a frase mais dita pelo presidenciável do PDT é que o Brasil precisa de um novo projeto de país. Esse caminho não é uma frase vazia ou um elogio a sua pessoa.

A candidatura de Ciro Gomes representa um plano detalhado de como gerar empregos de qualidade, devolver a segurança ao trabalho, tirar as famílias das dívidas, revolucionar a educação pública (como foi feito no Ceará), consertar a saúde, gerar ciência e tecnologia e promover o desenvolvimento sustentável.

PDT oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência em evento em Brasília.

Afinal, o que a candidatura de Ciro representa então?

Podemos dizer que a candidatura de Ciro pelo PDT representa a denúncia de uma polarização que esconde o modelo econômico que quebrou o Brasil e, ao mesmo tempo, representa a esperança de devolver dignidade ao povo mais pobre e à classe média, só que agora com a segurança que só uma mudança de verdade pode oferecer.