You are currently viewing Qual o calendário das eleições de 2022?

Qual o calendário das eleições de 2022?

  • Post author:
  • Reading time:5 min de Leitura

A largada para as eleições já começou. Pensando nisso, a #TodosComCiro trouxe, no calendário eleitoral 2022, as datas mais importantes de uma das mais importantes corridas eleitorais da história do Brasil, disponibilizadas oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lembre-se que o ano eleitoral, além de ser  um ano importante de mudança no cenário político brasileiro, também é o momento quando nós exercemos a nossa cidadania e quando lutamos por nossos ideais dentro do sistema político. Portanto, é a hora de checar as datas com cuidado e não se esquecer de regularizar sua situação, realizando a transferência do título de eleitor, solicitando o voto em trânsito, atualizando dados ou resolvendo os problemas necessários.

Qual o melhor projeto para as eleições de 2022?

Nós, da Plataforma TodosComCiro, defendemos desde 2016 que o Projeto Nacional de Desenvolvimento é a saída para o Brasil. Com o Projeto Nacional de Desenvolvimento, acreditamos que podemos começar o processo de emancipação do Brasil, priorizando quem trabalha e produz e principalmente, combatendo as desigualdades do nosso País. Se você também acredita que o Projeto Nacional de Desenvolvimento é a solução para o nosso país, se cadastre como um mobilizador da Plataforma TodosComCiro. Temos muito trabalho pela frente e seu apoio será muito importante nesse momento da história brasileira.

Quando serão as eleições de 2022?

As eleições gerais de 2022 do Brasil acontecerão em dois turnos. Sendo o primeiro turno realizado no dia 02 de outubro e o segundo turno realizado no dia 30 de outubro.
O início da votação será às 8h e se estenderá até às 17h. A partir das 17h, ocorrerá a emissão dos boletins de urna. Esse boletim, conhecido também por BU, é um documento impresso em 5 vias, em que se encontram informações como: a identificação da seção eleitoral, da urna eletrônica, o número de eleitores que votaram naquela seção e o resultado dos votos por candidato e legenda.

Quando começa a campanha eleitoral de rádio de TV de 2022?

A campanha eleitoral de 2022 vai iniciar no dia 16 de agosto de 2022. Os partidos e coligações poderão funcionar das 8h às 22h, realizando comícios e fazendo uso de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. A partir dessa data também será permitida a propaganda eleitoral na internet, desde que não seja paga.

No entanto, as campanhas de rádio e TV começam um pouco mais tarde, do dia 26 de agosto e até o dia 29 de setembro de 2022. Serão 37 dias antes da realização das eleições gerais em primeiro turno.

Qual é a data limite para pedido de registro de candidaturas?

A data limite para pedido de registro de candidaturas nas eleições de 2022 será 15 de agosto.

Quando serão realizadas as convenções partidárias para as eleições de 2022?

No dia 05 de julho os pré-candidatos poderão dar início às campanhas dentro de seus partidos. A realização das campanhas partidárias devem acontecer nos 15 dias anteriores à data escolhida pelo partido para a escolha dos seus candidatos.

As convenções partidárias serão realizadas entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. Nas convenções serão escolhidos os respectivos candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice Governador, Senador e suplentes, Deputados Federais e Deputados Estaduais e Distritais. A partir dessa data também, é dado ao candidato o direito de resposta a informações que afetem sua imagem, caráter, caluniosas, difamatórias ou injuriosas, difundidas por meios de comunicação em geral.

Quando podem começar os financiamentos coletivos para eleições de 2022?

As arrecadações na modalidade de financiamento coletivo para as eleições de 2022 podem acontecer a partir do dia 15 de maio de 2022. No entanto, a liberação dos recursos é condicionada ao registro da candidatura, a obtenção de CNPJ e a abertura da conta bancária do candidato. Portanto nessa data já poderão estar no ar as vaquinhas para que os apoiadores dos candidatos possam contribuir financeiramente com as candidaturas.

Qual a data limite para filiação partidária e mudança de domicílio eleitoral?

A data limite para a filiação partidária e mudança de domicílio eleitoral para futuros candidatos é o dia 02 de abril de 2022. Assim como a data para descompatibilização de cargos públicos para ministros, chefes de autarquias, presidentes de estatais, entre outros.Isso significa que os futuros candidatos terão exatamente 6 meses para se filiarem em seus domicílios eleitorais e se registrarem na Justiça Eleitoral até o dia em que ocorrerão as votações.

As eleições e o Projeto Nacional de Desenvolvimento

Esse é o resumo do calendário eleitoral para as eleições de 2022. Será muito importante estarmos unidos e fortalecidos para, em todas as instâncias do pleito eleitoral, defendermos o Projeto Nacional de Desenvolvimento e todos os seus desdobramentos em nível municipal, estadual e nacional.

Esse será um desafio para todos os mobilizadores e militantes do Projeto Nacional. Enquanto o processo não se desenrola e não temos a homologação da pré-candidatura e se der tudo certo, da candidatura presidencial de Ciro Gomes, seguimos juntos fortalecendo e divulgando o Projeto Nacional de Desenvolvimento.