You are currently viewing 247 vira “fonte não confiável” na Wikipedia e ataca TodosComCiro

247 vira “fonte não confiável” na Wikipedia e ataca TodosComCiro

  • Post author:
  • Reading time:6 min de Leitura

Atualização: No dia 27 de março de 2022 os editores da Wikipedia soltaram uma nota de repúdio ao posicionamento do Brasil 247.  Até o momento dessa atualização cerca de 40 editores haviam assinado a nota. Leia aqui.

Todos que estão familiarizados com a internet conhecem a honestidade com que se lida com informação na Wikipedia. Para os artigos serem considerados verdadeiros eles precisam de referências fidedignas e comprometidas com fatos e com a verdade. Dentro da própria Wikipedia existe inclusive uma página de discussão a respeito de fontes não confiáveis. Recentemente o Brasil 247 entrou nessa lista através de consenso entre editores da enciclopédia. Atualmente, o Brasil 247 é considerado pela Wikipedia um “portal de notícias de alto viés ideológico e partidário, com número de investigações e denúncias por desinformação“.

Os métodos de decisão da Wikipédia são sempre na base do consenso. Quando existem discordâncias elas são resolvidas através de discussões e negociações na tentativa de se obter consenso. O consenso não significa necessariamente que todos concordem com o resultado. Mas que todos concordam a se submeter ao resultado da discussão em questão.

Tudo começou com matéria noticiada no dia 20 de março no jornal O Globo. O jornal entrevistou Rodrigo Padula, um dos editores da Wikipedia que atua com projetos voltados para educação da plataforma. A partir da entrevista de Rodrigo, alguns articuladores ligados ao 247 e ao Partido dos Trabalhadores começaram uma ofensiva contra à liberdade de expressão e dos editores na Wikipédia.

O que são fontes não confiáveis?

As fontes não confiáveis são usadas recorrentemente na Wikipédia, para referenciar artigos, como se fossem confiáveis e por isso estão listadas na Wiki com explicações a respeito do motivo de não serem fidedignas.

Mas o que aconteceu com o 247 na Wikipedia?

Em junho de 2021, um usuário sugeriu colocar o Brasil 247 como fonte não confiável na plataforma. A discussão foi longa, aprofundada e com uma série de exemplos de outros casos. Os usuários deram exemplo, inclusive, de quando editores da Wikipedia britânica decidiram, por consenso, adicionar o panfleto britânico Daily Mail como fonte não confiável, depois do excesso de sensacionalismo, insuficiência de fatos e produção acelerada de conteúdo.

Ao longo da discussão sobre a inclusão do Brasil 247, entre os editores da Wikipedia, não houve nenhum editor que publicou uma opinião discordando na discussão sobre o site não ser uma fonte confiável. Todas elas foram na linha do CONCORDO.

Isso fez com que o Brasil 247 seja hoje publicamente uma FONTE NÃO CONFIÁVEL dentro da Wikipedia.

Da mesma maneira que o 247, que apoia abertamente a candidatura de Lula, foi adicionado como fonte não confiável na enciclopédia, a Revista Oeste e a Jovem Pan, que apoiam a candidatura de Bolsonaro, foram também incluídas como fontes não confiáveis na Wiki.

E o que a TodosComCiro tem a ver com isso?

O Brasil 247 publicou em seu site uma notícia criticando o fato de editores da Wikipedia terem usado a TodosComCiro como referência às desinformações publicadas pelo jornal. O que aconteceu foi o seguinte:

Ao longo da discussão dada na Wikipedia, um dos editores da enciclopédia, adicionou à sua lista diversos links a respeito de desinformações publicadas pelos sites Brasil 247, Revista Fórum e Diário do Centro do Mundo. Entre estes, o usuário inseriu na lista um link para a seção Anti Fake News da TodosComCiro, no ar desde 2017 e uma das mais frequentadas do nosso site.

Na seção em questão, a TodosComCiro já denunciou diversas mentiras publicadas por sites de diversos veículos. Inclusive pelo próprio site Diário do Centro do Mundo. Entre elas estão por exemplo as mentiras que o DCM divulgou sobre Marcos Valério ter supostamente pagado a campanha do Ciro e também sobre o Ciro ter culpado o PT pelas mulheres estupradas no Brasil.

Todas essas mentiras seguem disponíveis no site do Diário do Centro do Mundo e já impactaram a imagem do Ciro para os leitores do panfleto. As duas publicações desmentido as publicações em questão estão no site da TodosComCiro há muito tempo. Ambas são mentiras e jamais houve nenhum tipo de retratação do site do DCM.

Mais uma mentira do 247!

O panfleto ainda escreve que o site TodosComCiro é “da campanha de Ciro Gomes”. Essa mentira é grave. A TodosComCiro é um Núcleo de Base do PDT e atua desde 2016 organizando conteúdos e mobilizadores que apoiam um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil. É inadmissível que o 247 divulgue que somos parte da campanha de Ciro Gomes por duas razões: 1) de fato não somos parte da campanha do Ciro e 2) a campanha não começou.

Ataque do 247 à Liberdade de Expressão

Kiko Nogueira do DCM e o Brasil 247 anunciaram que vão processar Rodrigo Padula, editor da Wikipedia, por praticar sua liberdade de expressão na plataforma. O mais curioso é que o terrorismo judicial promovido pelos panfletos ligados ao PT, é um ataque à liberdade de expressão que eles dizem defender, já que não reconhecem a liberdade de expressão e de escolha de referências e fontes dos editores da Wikipedia.

Essa é inclusive uma das diferenças da Wikipedia para o Brasil 247. Todos os textos da Wikipedia precisam de referências. Enquanto o Brasil 247 e o DCM, por vezes, publicam textos sem nenhuma referência, visando apenas desinformar e desorientar seus leitores.

A TodosComCiro está do lado da independência verdadeira da Wikipedia e de seus editores. A Wikipedia é a maior enciclopédia multilíngue da história, e é uma plataforma privada e colaborativa com mais de 50 milhões de artigos produzidos na história. Possui regras claras de edição e discussão e mantem registro de todas as comunicações internas da plataforma. É um respiro de democracia dentro do conchavo político que o Brasil 247, se vestindo de uma falsa independência, promove.