Atos Nacionais de Filiação ao PDT no dia 12/12/2018

Na data simbólica do dia 12/12/2018, última quarta-feira, a TodosComCiro (TCC) e o PDT organizaram um ato nacional de filiação. O que esse gesto significa?

A campanha presidencial deste ano teve Ciro Gomes como principal porta voz do Projeto Nacional de Desenvolvimento e despertou em muitos brasileiros e brasileiras a vontade de participar da política. Ao final do pleito, pessoas que antes não tinham se envolvido tão ativamente na construção política (muitos dos quais mobilizadores voluntários da TCC) perceberam a importância da atuação direta e desejaram criar espaços para fazê-la. Foi ouvindo essa demanda espontânea – ou seja, de quem já tinha interesse por entrar no partido – que a TCC, o PDT e o recém-criado EmFrente decidiram ajudar na coordenação do ato em todas as cidades que manifestaram interesse na filiação.

Os atos de filiação coletiva, apesar de suas particularidades, tiveram uma tônica: o sentimento de renovação, com base nos ideais progressistas e nacionalistas.

Abaixo temos informações e relatos sobre os eventos de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Juiz de Fora, Maceió, Natal, Recife, Santos, São Paulo, além de eventos programados ainda para essa semana, em Salvador e Alagoinhas.

 

Curitiba/PR

O evento de Curitiba ocorreu antes dos outros, no dia 05/12, na nova sede do partido (rua Alberto Foloni, 41) e contou com a presença de palestrantes sobre diversos temas e inúmeras figuras políticas do PDT: Gustavo Fruet (ex-prefeito e deputado federal eleito); André Menegotto (presidente interino do partido no Paraná); Goura Nataraj (vereador e deputado estadual eleito) e Marcos Vieira (vereador).

“Todos fizeram questão de falar, parabenizar e agradecer ao trabalho que a TodosComCiro (TCC) Paraná desenvolveu. E também percebemos que teremos sim um espaço legal para trabalhar; para unir o pessoal”, relata Leonardo Rocha, um dos mobilizadores do TCC. “Os próximos momentos serão interessantes: a eleição municipal em 2020 e a eleição nacional em 2022. (…) Os próximos passos serão reuniões presenciais em janeiro”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Curitiba/PR

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Curitiba/PR

 

Recife/PE

Em Recife, o ato de filiação durou o dia todo; a sede do partido no bairro da Boa Vista ficou aberto das 09h às 20h para receber os interessados na construção político-partidária. O evento principal foi à noite e contou com a presença do deputado federal recém-eleito Túlio Gadelha e da ativista LGBT Maria do Céu, que se filiou na ocasião.

“Gostei muito do evento, da cara dos novos filiados; é um pessoal muito empolgado. A nova militância está muito engajada; todo mundo se doou de corpo e alma” conta Pedro Soares, filiado há dois anos e voluntário na campanha de Túlio.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Recife/PE

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Recife/PE

 

São Paulo/SP

O PDT municipal organizou a Plenária Aberta do Diretório Municipal no SINDPD, presidido pelo ex-candidato ao senado Antonio Neto. A TodosComCiro (TCC) foi convidada para realizar o seu ato de filiação coletiva durante a plenária.

O evento se mostrou proveitoso, uma vez que o objetivo da plenária era justamente apresentar o Diretório Municipal aos novos filiados ou interessados, e mostrar a reestruturação que está sendo promovida no próprio Diretório. Contou com cerca de 150 pessoas na reunião, entre elas o presidente da Juventude Socialista da cidade de São Paulo, Gabriel Cassiano.

Felipe Augusto, que atuou na campanha presidencial como mobilizador da TCC e que se filiou ao PDT durante o evento conta: “Em geral houve grande reverência à juventude, que teve reconhecido o seu papel na campanha do Ciro, e também como representantes da nova cara da militância do PDT”. Ele prossegue: “O clima geral foi de renovação, não apenas pela presença dessa turma jovem, mas também pela própria reestruturação do PDT local. Há um forte compromisso de renovação no sentido de usar os movimentos e instituições do partido para esse objetivo (por exemplo, a Fundação Leonel Brizola). Além disso, é importante destacar que parte do grupo da TCC que quis se manter independente e supra-partirário está se organizando em um novo movimento, o EmFrente. Todos estão se mobilizando”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Centro/SP

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Centro/SP

 

Santos/SP

Em Santos, o ato foi no Templo do Futebol, e contou com muitos mobilizadores que atuaram ativamente na campanha. A tônica do evento foi apresentar o partido para os interessados e consolidar um núcleo de trabalho que construirá um Projeto Municipal de Desenvolvimento. Muitos dos novos filiados querem que o grupo que atuou na campanha se torne um grupo de atuação local.

“O Projeto Municipal de Desenvolvimento é algo central, ou seja, um grupo de capacitação permanente sobre os eixos de desenvolvimento das cidades para atingirmos nossa meta: eliminação das carências mais graves e harmonização do desenvolvimento para todos”, explica Rodrigo Matsui, um dos mobilizadores da TCC, “então eu vejo que essa é a única maneira para, de fato, mantermos a ligação entre as pessoas em uma perspectiva progressista, para que a gente se torne uma referência, uma alternativa para os problemas da sociedade”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Santos/SP

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Santos/SP

 

Florianópolis/SC

O ato foi na câmara de vereadores e contou com palestrantes como Magnus Guimarães, um dos fundadores do PDT e amigo pessoal de Brizola. “Tem gente já querendo marcar reunião pra pensar o cenário de 2020. Também ficaram empolgados com o (movimento) EmFrente”, relatou Juliana Stramandinoli, uma das mobilizadoras da TCC e recém filiada. Ela conclui: “Os quadros do PDT ficaram animados de ver um pessoal novo entrando assim, de forma espontânea”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Florianópolis/SC

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Florianópolis/SC

 

Belo Horizonte/MG

O evento foi na sede do partido na capital mineira, no bairro Funcionários, e contou com cerca de 50 pessoas. Houve falas sobre o funcionamento interno do partido e os movimentos sociais que o compõe (como a Ação da Mulher Trabalhista – AMT), assim como sobre a atuação do TCC e do novo movimento supra-partidário, o EmFrente.

“A gente tá com muita ideia; agora é fortalecer o partido, entrar com mais pessoas, com uma visão mais progressista, renovada, jovem”, relata Hiran Amorim, filiado ao partido que foi candidato a deputado estadual no pleito de 2018. Continua: “Acredito que é isso que vai de fato mudar o PDT, e consequentemente as eleições próximas. Independente de quem for, teremos bons candidatos, gente qualificada, preparada e que saiba o que fazer numa posição de destaque”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Belo Horizonte/MG

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Belo Horizonte/MG

 

Juiz de Fora/MG

O evento de Juiz de Fora foi constituído principalmente pelo grupo que se formou durante a campanha. Ele contou com cerca de 30 participantes; todos preencheram as fichas de filiação, partindo para uma plenária com falas dos membros antigos do PDT e dos organizadores do ato.

Marcel Nepomuceno, um dos organizadores narra a experiência: “Em certo momento, abrimos para que todos falassem. A mensagem geral percebida era a de iniciar a mudança pela base, superar os antigos problemas e criar um movimento forte para as eleições de 2020 e 2022”. Ele enfatiza: “Foi um momento histórico para Juiz de Fora; muitas mentes brilhantes, lúcidas, cada um com suas habilidades e conhecimentos querendo construir um grupo plural”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Juiz de Fora/MG

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Juiz de Fora/MG

 

Brasília/DF

O ato de filiação se deu na sede nacional do partido, no dia 12/12, acompanhando o movimento nacional, e foi organizado em conjunto com o núcleo de base Darcy Ribeiro, da UnB. O evento teve cerca de 30 pessoas contando com a presença de Leo Bijos, presidente da JS no DF e Derson Maia, ex-candidato a deputado federal pelo DF.

“Tivemos um processo de acúmulo desde a campanha; e um processo de imersão após a eleição para avaliar o papel de Ciro e do PDT no contexto nacional” afirma João Cyrilo, mobilizador da TodosComCiro e membro do núcleo Darcy Ribeiro, “enxergamos no PDT uma forma de se construir uma ferramenta em favor da democracia, do desenvolvimento nacional; é uma reoxigenação do trabalhismo nacional, que vem desde Jango e Brizola, e chega a Ciro de uma forma renovada e muito ligada à juventude”.

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Brasília/DF

Foto do Ato de Filiação ao PDT de Brasília/DF

 

Natal/RN

Já na capital potiguar, o evento não foi propriamente de filiação, mas sim de integração entre os membros do movimento Darcy Ribeiro e o PDT. A reunião ocorreu na Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Entretanto, o ato de filiação está planejado para janeiro de 2019.

Maceió/AL

Maceió organizou um evento com os núcleos de base da Fundação Leonel Brizola, no dia 24/11 (sábado). Contou com mais de 200 pessoas, sendo realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado

Próximos eventos!

Os próximos atos de filiação ocorrerão em Salvador/BA, dia 19/12 (quarta-feira), às 19h, na R. da Mouraria, 50, na sede do partido, e em Alagoinhas/BA, dia 20/12 (quinta-feira), às 18h30, na Câmara Municipal (R. Cel. Filadélfo Neves, s/n).

Os eventos do Rio de Janeiro (capital), Porto Alegre, entre outras cidades, estão sendo planejados para janeiro de 2019 e serão divulgados pela TodosComCiro.

 

Deixe uma resposta

quatro × quatro =