You are currently viewing Alegria, Ciro – música se destaca nas redes, e Fórum se confunde ao noticiar

Alegria, Ciro – música se destaca nas redes, e Fórum se confunde ao noticiar

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

A plataforma #TodosComCiro tem realizado uma mobilização voluntária e independente que procura engajar as pessoas em um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, debatido há tempos por Ciro Gomes. Desde o ano de 2017, as ações da plataforma têm se intensificado e hoje participam mobilizadores de todos os estados do país. No entanto, ao mencionar nesta segunda-feira (28/05) a ação colaborativa mais recente da plataforma com a música “Alegria, Ciro!“, o jornalista Felipe Martins, da Revista Fórum, acabou se confundindo e posteriormente corrigiu a informação presente na matéria “Ciro Gomes ganha jingle com versão de ‘Alegria, Alegria’ de Caetano Veloso“.
No último domingo (27/05), foi divulgada a música “Alegria, Ciro”, canção que consiste em versão parodiada de “Alegria, Alegria” – composta por Caetano Veloso no fim dos anos de 1960 e marco do movimento musical brasileiro conhecido como Tropicalismo.
Em “Alegria, Ciro!“, os mobilizadores procuraram mencionar ideias e ações recentes de Ciro Gomes pelo país, também como modo de homenagear a aproximação existente entre o atual pré-candidato trabalhista e Caetano Veloso, que tem declarado há anos apoio às ideias de Ciro.
No entanto, ao noticiar a música de mobilização em uma matéria desta segunda-feira, o jornalista Felipe Martins informou que a música havia sido lançada pelo “site oficial do candidato Ciro Gomes“, em desconhecimento às ações das quais milhares de pessoas têm participado de forma independente e voluntária pelo país.

 
Posteriormente, as informações foram corrigidas e a matéria passou a informar que a música foi divulgada por “uma plataforma de apoio ao candidato Ciro Gomes”.
 

Com a adequação das informações, o que se pode concluir, além da atenção e prontidão da Revista Fórum em informar os fatos verdadeiros, é que a mobilização tem se destacado nas redes, embora o jornalismo por vezes ainda se confunda e não saiba como noticiar essas centenas de ações, grupos e páginas online espontâneas e simultâneas que envolvem o novo Projeto Nacional de Desenvolvimento debatido por Ciro Gomes – anteriormente, um artigo publicado em outro jornal também se confundiu ao noticiar a plataforma.
Esta é a terceira música divulgada pela plataforma #TodosComCiro, que busca, com ações como essa, energizar a mobilização e tocar a subjetividade das pessoas de forma lúdica e jocosa – e com referências da cultura popular brasileira, é bom enfatizar. Afinal, embora muitos tenham esquecido, o debate político ainda pode ser feito de forma propositiva, sem ofensas, com alegria.