You are currently viewing Leandro Karnal analisa entrevista de Ciro Gomes ao Roda Viva

Leandro Karnal analisa entrevista de Ciro Gomes ao Roda Viva

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Leandro Karnal, um dos mais conhecidos professores do Brasil, analisou, em sua página de Facebook, após um grande número de pedidos, a entrevista de altíssima circulação que Ciro Gomes concedeu ao Roda Viva.
Referindo-se a Ciro Gomes como um “paulista-cearense” (o presidenciável é natural de Pindamonhagaba, mas cresceu com sua família em Sobral), Karnal apontou para a capacidade de Ciro de ditar o tom da entrevista e para sua experiência em cargos públicos (ex-ministro duas vezes, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-prefeito, ex-governador), admitindo ainda que Ciro tem uma forte retórica que deve funcionar bem em palanques.
Enumerando pontos, o professor justificou o porquê de Ciro ser um candidato situado à esquerda do espectro político nacional. Dentre tais pontos, estiveram o confrontamento constante a que Ciro adota frente ao que chama de “plutocracia” (elite financeira) e o discurso anti-imperialista (pelo professor caracterizado como um “discurso anti-EUA”, dando enfoque à crítica de Ciro tanto ao governo quanto à oposição venezuelanas).
Além disso, considerou como prática típica do que convém chamar “real politik” as posições de Ciro quanto a negociar com o legislativo (poder eleito pelo povo) e em relação a questões delicadas (como a legalização das drogas e o aborto, ambos que podem ser encarados como questões de saúde pública), que Ciro afirmou serem pautas a serem discutidas de forma ampla pela população e submetidas a plebiscitos e referendos.
Karnal ainda ponderou acerca de que alternativa à política de preços do (agora) ex-presidente da Petrobrás, Pedro Parente, Ciro ou o PDT adotariam. Apesar desta dúvida, o historiador não deixou de perceber a firmeza seca e clareza, traduzidos em “convicção” pelo eleitor médio, que acompanhavam as colocações do ex-governador. O professor ainda se disse dividido quanto à percepção que teve da entrevista por Ciro se colocar sobre uma tênue linha entre a “assertividade” e o “autoritarismo”.
Trata-se de uma análise que busca não tomar lados a de Leandro Karnal, mas que não deixa de ser de extrema valia para o debate nacional.

Confira o texto completo de Leandro Karnal:

https://www.facebook.com/prof.leandrokarnal/posts/2087238204851874