You are currently viewing Passo 6: Aprimorar o SUS para melhorar o atendimento na Saúde

Passo 6: Aprimorar o SUS para melhorar o atendimento na Saúde

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

Um dos mais generosos projetos de saúde pública do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem sofrido com a falta de investimento, profissionais da área e gestão eficaz, o que impacta diretamente a maior parte da população brasileira. Visando preservar a concepção e desenho do SUS, que está completando 30 anos, o Passo 6 compreende em primeiro lugar a necessidade de aprimorar a organização, avaliação e controle do Sistema, que está ainda mais comprometido pelo subfinanciamento desde a aprovação da Emenda do Teto de Gastos.
Outro ponto de destaque nesse Passo 6 é a redução para espera de atendimentos, exames e cirurgias, investindo na rede de atendimento e prevenção e na formação de generalistas, que fazem a maior parte do contato com a população. Para tanto, é preciso pensar a Saúde também nos termos do Projeto Nacional de Desenvolvimento, que deve orientar de forma articulada as demandas da saúde pública brasileira.
Ciro Gomes foi, de 2013 a 2015, secretário de Saúde do Ceará, implementando com celeridade uma cooperativa de socorristas para o funcionamento do SAMU no estado, colocando em operação 20 UPAs construídas e dois mega hospitais regionais (Norte e Sertão Central).