You are currently viewing Passo 4: Ciência, tecnologia e inovação

Passo 4: Ciência, tecnologia e inovação

  • Post author:
  • Reading time:2 min de Leitura

O quarto passo, Ciência, tecnologia e inovação, abordado anteriormente na nossa página sobre PND, Ciro Gomes, Ciência e Tecnologia no Brasil, foca no papel da pesquisa tecnológica de ponta para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento.
O projeto nacional de desenvolvimento, defendido por Ciro Gomes, compreende que as compras govenamentais de grande monta, como as do complexo industrial da saúde, de petróleo e gás e insumos para o agronegócio, sejam produzidos em grande parte pela indústria nacional. Para tanto, sob a orientação do Estado, as universidades e centros de pesquisas devem ser estimuladas e financiadas para a reversão de patentes vencidas e para a criação de tecnologia nacional. Essas ações, além de produzir centros de pesquisa que caminhe em direção à indústria 4.0, eliminaria a médio prazo o grande passivo comercial em dólar, estimulando inovação, educação de qualidade, geração de empregos e auxiliando pesadamente no saneamento das contas públicas.
De forma prática, como está descrito no Passo 4, é preciso fortalecer o CNPq e as instituições de pequisa e estimular o investimento privado em inovações através de ‘venture capital’, incentivando de incubadoras e startups. Tudo isso sempre modulado pelas áreas elencadas de acordo com o projeto nacional de desenvolvimento e as diferenças e potencialidades das diferentes regiões do país.