Fake news! Áudio montado cria falsa conversa entre Ciro Gomes e “líder de facção”

Nos últimos dias começou a rodar pelas redes sociais um suposto áudio com uma conversa entre Ciro Gomes e uma pessoa não identificada. Como boa parte das mentiras que rodam por aí o vídeo não tem fonte, não tem autor, não foi divulgado por nenhum veículo de imprensa e nem comentado por nenhuma liderança política de oposição ao Ciro. Ou seja, é um ataque que visa atacar a reputação de Ciro Gomes. De qualquer maneira, como a usina de fake news não para, vamos lá.

O áudio começa com uma suposta fala do tal líder da facção que não é identificado no áudio. A montagem muito mal feita cria uma edição com trechos de entrevista do Ciro recortados que inclusive já foram revelados como sendo trechos da entrevista que o Ciro Gomes deu para o canal do Maurício Meirelles em setembro de 2019.

As frases foram tiradas de sete trechos da entrevista, em uma montagem mal feita e completamente maldosa. Logo entre os 2 e 3 minutos da entrevista já é possível identificar a primeira fala retirada da entrevista original.

A Todos Com Ciro fez um vídeo mostrando de onde as falas originais foram retiradas. Confira:

A farsa também foi desmontada pelo canal O Mundo que Somos. Clique aqui para ver.

O trecho da montagem mais bem feita do vídeo mistura duas falas do Ciro sobre o presidente Jair Bolsonaro. A crítica que o Ciro faz a irresponsabilidade de Jair Bolsonaro em relação a pandemia.

O único elogio do Ciro já feito ao ex-ministro da Justiça em relação a transferência dos líderes do PCC para presídios federais e o corte da comunicação dos mesmos. Ciro inclusive falou sobre isso em sua entrevista do Roda Viva no início da pandemia.

Conectando estes dois trechos, a montagem dá a impressão de que Ciro chama de “irresponsabilidade a transferência dos líderes da facção para presídios federais”, coisa que ele nunca declarou em momento algum.

Isso é fruto do desespero dos que estão destruindo a nossa democracia, nossa economia e nossa soberania.

Lembrem-se: se a informação não tem autor e não tem fonte, desconfie!

A entrevista completa de Ciro com Maurício Meireles você pode conferir aqui: