Ciro Gomes “é machista”?

Volta e meia, encontra-se nas redes a acusação contra Ciro Gomes de que ele seria “machista”. Expostas suas passagens por executivos (prefeitura de Fortaleza e governo do Ceará), porém, a afirmação não mantém coerência. Ciro sempre garantiu grande representatividade feminina no primeiro escalão de suas gestões, com expressivo número de mulheres secretarias municipais e estaduais, isso nos anos 1980 e 1990.

Entenda o contexto que originou a mentira

O adjetivo costuma ser acompanhado da menção a um episódio do ano de 2002, quando Ciro, na época casado com a atriz Patrícia Pillar, fez uma piada sexista que dizia respeito a seu relacionamento. Imediatamente, o ex-governador desculpou-se, reconheceu a gafe que havia cometido e seguiu em frente com a coletiva de imprensa que registrou o momento. Posteriormente Ciro sempre reconheceu o erro em fazer essa piada e explicou que essa pergunta era repetida à exaustão pelos mesmos jornalistas em todas as suas coletivas de imprensa durante aquela campanha justamente para tentar obter dele uma declaração polêmica.

Veja o que disseram Patrícia Pillar e Marina Silva

Porém, não teve perdão de seus opositores, que atrelaram a frase a um suposto comportamento recorrente. Apesar disso, Patrícia já veio a público mais de uma vez desde o ocorrido e elogiou seu ex-marido, afirmando que ele não é machista e que é um quadro de muito valor que fez a falta no debate presidencial de 2014. Para 2018, declarou voto nele.

Além disso, certos setores da imprensa tentaram novamente atribuir a Ciro o rótulo de machista quando este descreveu o momento nacional como um de “muita testosterona e muito agressivo” ao comentar a candidatura da ex-senadora e presidenciável Marina Silva. Marina também negou enxergar na declaração do ex-ministro qualquer intenção de lhe reduzir por seu gênero e que não detectou qualquer ofensa a ela própria ou às mulheres em geral. Além disso, a própria Marina sempre se refere a Ciro com muito carinho e respeito.

Veja as fontes:
http://www1.folha.uol.com.br – Ao perceber a gafe, enquanto os cerca de 20 jornalistas que estavam no local, entre repórteres e cinegrafistas, olhavam para Patrícia esperando sua reação, Ciro -visivelmente envergonhado- reformulou a resposta.
“Evidentemente eu estou brincando. Essa minha companheira tem uma longa tradição de manejar assuntos sociais, tem muita inteligência, muita sensibilidade”, afirmou o candidato.
“Tenho imensa satisfação de poder contar com as opiniões dela e com a militância dela, que tem sido muito generosa”, disse.

monicabergamo

revistaforum

https://noticias.r7.com

 

Deixe uma resposta

1 × 2 =