Ciro Gomes “falou em imprimir dinheiro”?

Não caia na mentira tola de que o Ciro Gomes almeja resolver o problema da economia imprimindo dinheiro.

Entenda o contexto que originou a mentira

Os EUA são o dono da moeda que é reserva de valor do planeta (o dólar). Eles sim imprimem dinheiro porque podem fazer isso. O resto do planeta forma uma poupança em dólar e é através dessa poupança que os governos desses países financiam desenvolvimento e certas políticas econômicas. Portanto, comparar o que o estado americano fez no período Roosevelt com o que o Ciro quer fazer é uma grosseria, pois são coisas diferentes. Lá eles podem imprimir, aqui essa possibilidade não existe.

Veja o debate real que está acontecendo

O que o Ciro mencionou foi emitir um lote específico da dívida, de 50 a 60 bilhões de reais, conversíveis em debêntures, depois conversíveis em ações para resgatar os planos de investimento da PETROBRAS. A outra proposta é usar US$ 50 bilhões das RESERVAS INTERNACIONAIS do país que hoje está em US$ 380 bilhões para rearranjar as contas do setor empresarial nacional que estão estranguladas e devendo aos bancos nacionais.

Nas palavras dele:

“Separa 50 bilhões de dólares, hospeda no BRICS, ou abre um fundo soberano, e empresta a juro internacional, com hedge por conta da empresa com garantias de vencimento e consolida a troca de dívida interna por dívida externa. O que acontecerá com os juros brasileiros? Caem. Vão me matar quando eu propuser isto, porque o maior pânico que o banqueiro tem é o de você pagar a dívida.

E por que ele menciona trocar essa dívida interna por dívida externa?
Pelo simples fato dos juros brasileiros serem um dos maiores do mundo enquanto nos maiores países desenvolvidos os juros são negativos ou no máximo 1,75% ao ano.

Em suma, Ciro Gomes pode ser classificado como um político de centro-esquerda. Se alguém um dia vier com o papo que o Ciro Gomes é socialista, comunista, bolivariano e afins, explique com toda calma do mundo que essa pessoa está completamente equivocada.

Essa fake news tem sido espalhada por grupos conhecidos como neoliberais e neoconservadores, que fazem uma associação errônea entre as ideias econômicas chamadas de “keynesianismo” e a impressão de moeda. Acho que agora ficou claro que não há nada de imprimir dinheiro, e que isso é uma falsa associação criada por pessoas que mantém uma certa ideologia econômica que não beneficia o país.

Veja as fontes:

 
 

One Comments

Deixe uma resposta

um × dois =