É verdade que Ciro Gomes “classificou como um erro os atos contra Bolsonaro”?

Não! Ciro apenas sinalizou ser importante que o debate político não fique apenas focado em Bolsonaro e no medo disseminado por ele. Ciro não comentou diretamente sobre os atos, e sinalizou apenas que as discussões políticas devem ser propositivas, construtivas, se não quisermos inflar a repercussão de Bolsonaro nestas eleições.

Entenda o contexto que gerou a notícia falsa:

No fim de semana após ocorrerem atos contra a candidatura de Bolsonaro em diversas cidades do país, surgem notícias falsas de que Ciro Gomes teria condenado o propósito das manifestações.

No dia seguinte aos atos, Ciro concedeu uma breve entrevista coletiva à imprensa e comentou os atos de sábado. Ao falar com a imprensa no domingo de manhã, Ciro mencionou que os atos marcavam uma perspectiva de derrota para Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais e reiterou a ideia de que as mulheres brasileiras estão afastando o perigo do autoritarismo no Brasil.

Sua esposa, inclusive, compareceu ao ato em São Paulo, assim como a senadora Kátia Abreu. Além disso, Ciro fez pessoalmente um vídeo de convocação para o ato (veja ao final).

Já no fim da tarde de terça-feira, a CBN divulgou a notícia “Ciro Gomes classifica manifestações contra Bolsonaro como um ‘erro'”. A notícia traz apenas a manchete, uma breve descrição e um áudio contendo a fala de Ciro Gomes.

No áudio, no entanto, a afirmação noticiada pela CBN não existe!

O que a CBN noticiou X O que Ciro Gomes disse

Segundo o repórter da CBN, Ciro  classificou “os atos como um erro e dizendo que acabaram aí, né, colocando o adversário ainda mais no cenário nacional“.

Ou seja, a rádio tenta anunciar que as próprias manifestações teriam sido um erro. Mas, o que ouvimos no áudio é Ciro Gomes chamar de “erro” o foco que Bolsonaro tem recebido nas discussões sobre o processo eleitoral. Veja a transcrição da fala de Ciro:

“O Bolsonaro, ele virou uma menção de tudo que está acontecendo e é um erro. Por exemplo, quando as pessoas vão em massa às ruas, ao invés de afirmar um sim para um projeto, para uma alternativa, todo mundo foi falar ‘ele não’, ou seja, todo mundo estava dizendo que o Bolsonaro virou uma referência para o debate nacional. Eu estou tentando mostrar que esse é um grosseiro equívoco que está convidando o país para bailar na beira do abismo. Porque essa confrontação odienta anti-PT e Bolsonaro, isso vai precipitar o Brasil num precipício muito grave.”

Segundo a fala de Ciro, é essa a compreensão que temos:

um erro -> “Bolsonaro virar uma menção de tudo que está acontecendo”

um grosseiro equívoco -> “Bolsonaro virar uma referência para o debate nacional”

Desconfie de notícias como essa às vésperas das eleições

Essa retomada feita por Ciro é totalmente diferente de chamar de “erro” as próprias manifestações.

A intenção em espalhar essa notícia falsa provavelmente está em afastar seu eleitorado e afastar de Ciro o eleitorado que cogita votar nele, como é o caso de boa parte das pessoas que compareceram às manifestações contra Bolsonaro.

A notícia falsa apresentada pela CBN faria a população que compareceu aos atos considerar-se criticada por Ciro.

Não foi isso o que aconteceu, pois Ciro separou em sua fala as ações de justa demanda da população que se organiza e tentou apenas sinalizar que, no período eleitoral, é importante focarmos as discussões numa abordagem propositiva, construtiva, sem alimentar o medo, pois ao fazer isso acabamos favorecendo candidatos sem projeto e deixando em segundo plano os candidatos que movem a esperança e que discutem proposta.

Veja o vídeo que Ciro Gomes fez convocando as mulheres e todas as pessoas para os atos contra Bolsonaro:

 
 

Lista de comentários

  • Inácio Antonio Silva de Mariz 03 / 10 / 2018 Reply

    Sugestão: ao invés de colocar o título em forma de indagação, pq não coloca logo que ele não disse? Qnd vamos na busca não percebemos que é uma pergunta. Podem se utilizar disso.

  • Mauro Martins Gentil 04 / 10 / 2018 Reply

    Hoje, no debate da Globo, entendo, s.m.j., que o Exmo. Sr. Ciro Gomes deva expor ao máximo a reportagem da revista Isto é com Lula mandando entregar dinheiro para comprar lideranças políticas e votos no Nordeste.

    Os votos de Haddad que devem ser migrados para o Exmo. Sr. Ciro Gomes devem vir de eleitores esclarecidos, que certamente, irão repugnar mais esta atitude sórdida de Lula.

    Acho que o dia de hoje é crucial para o Futuro do Brasil. A Exma. Sra. Marina Silva deve ser convida para um futuro governo do PDT, tem muito a contribuir e deve, s.m.j., ser solicitada a bater em TODOS OS SEUS COMENTÁRIOS no PT, a frase que ela já usou que o Brasil será governado de dentro da cadeia como o PCC, é impactante.

    O Exmo. Sr. Henrique Meirelles também deve ser convidado para um futuro governo do PDT. Creio, eu, que pode ser um excelente Presidente do BNDES ou do BC. Ele bancou sua campanha sozinho. O MDB não deu um tostão. Deve ser convencido, inclusive a filiar-se ao PDT. Também deve bater no PT, mencionar que em sua delação Palocci afirmou que Lula sabia de tudo.

    O Exmo. Sr. Senador Álvaro Dias no último debate, inclusive, já mencionou que os votos foram comprados e sobre o jatinho levando 6 milhões de reais. Deve ser convidado para um cargo importante, Ministro da Casa Civil, por exemplo. E também orientado a bater em Haddad, Lula e PT. Eles destruíram o Brasil e agora querem destruir a democracia, esta reportagem seria suficiente para realização de pedido ao TSE para impugnação da candidatura de Haddad. O senador pode sugerir inclusive a transferência de Lula para um Presídio comum, sem regalias, que é o lugar de um lesa-pátria.

    O ex-Governador Geraldo Alckmin foi traído por seu próprio partido e pelo centrão que já migrou para a candidatura Bolsonaro em troca de cargos. FHC pregou a união dos candidatos contra o fascismo de direita e a roubalheira e comunismo Tupiniquim de esquerda. Alckmin deve ser convidado para Ministro da Saúde. Será um excelente Ministro, talvez o melhor de todos os tempos, pois é médico e passa a imagem de uma pessoa do bem, além de tudo é amigo do Exmo. Sr. Ciro Gomes.

    Todos estes votos juntos, já fazem o Exmo. Sr. Ciro Gomes colar em Haddad. Sugiro, então as seguintes estratégias:

    1 – reunião urgente ao longo do dia para realização desta frente.
    2 – Logo na primeira fala cada Candidato deve pedir que seu eleitor vote em Ciro para impedir o fascismo de direita e a roubalheira e comunismo de esquerda.
    3 – Bolsonaro deve ser esquecido, quanto mais se ataca ele, mas ele cresce nas pesquisas e Ciro ganha dele no 2ª Turno.
    4 – Em sua primeira fala, o Exmo. Sr. Ciro Gomes deve dar uma prova de coragem jamais vista. Como prometido em palestra no Sindicato de Auditores Fiscais prometer fazer auditoria da dívida, mencionar que no Equador, quando isto foi feito, a dívida caiu para 1/4 do valor, que tem apoio dos Auditores da RFB e que nenhum compromisso deixará de ser honrado, somente títulos já pagos, títulos podres, vencidos etc é que serão eliminados, sobrando dinheiro para investimento em saúde, educação e o Brasil terá superávit no primeiro ano de Governo.
    5- Deve ser comentado também que todos os atos do Governo Temer serão revogados: reforma trabalhista, teto de gastos, entrega do pré-sal e que dará total apoio a lava-jato.
    6 – Após a fala dos demais candidatos deverá dizer que a frente quer unir o Brasil para sair da crise, que Bolsonaro prega um banho de sangue e que tem uma campanha anti-pobre, anti-negro e anti-povo. Algum Candidato pode mencionar en passant, que o Eleitor perderá seu 13º salário e férias.
    7- Deve ser dito que um quer distribuir armas o que irá piorar a violência e o outro que não fará o Brasil voltar a ser feliz, as condições do mundo são outras.
    8- O Exmo. Sr. Ciro Gomes deve dizer que esta frente quer que o povo tenha democracia, comida no prato, emprego, segurança sem mais violência, o fim da corrupção, pessoas com nome limpo, o país menos endividado (auditoria).
    9 – Um slogan para todos os candidatos repetirem: ” Eu quero ver o povo brasileiro feliz, mas sem mentir para ele e roubá-lo, eu quero o povo brasileiro seguro, mas sem mais violência e mortos. Nós amamos todos os brasileiros e que com a graça de Deus seremos vitoriosos para que cada brasileiro seja respeitado e tenha dignidade, comida no prato, saúde, educação, segurança, mas também que viva em um país que tem tudo para ser uma grande Potência Mundial.
    Que Deus nos abençõe, confio em sincero e sei que mesmo com pouquíssimo tempo pode unir todos estes candidatos.
    É a última chance.

Deixe uma resposta

dezoito − 4 =