Ciro nunca chamou “candidata do PT de puta”: é fake-news de Lula!

Em entrevista ao Metrópoles, publicada hoje (04/06), o ex-presidente distorceu absurdamente uma fala que Ciro fez no passado. Segundo Lula, “O passado do Ciro Gomes no Ceará é muito grave. Ele já chamou candidata do PT de puta.”

A referência do líder petista é a uma crítica que Ciro fez em 2008 às administrações da cidade dos últimos anos. A respeito do processo de degradação urbana que a cidade vinha sofrendo. A crítica envolvia a então prefeita pelo PT, Luizianne Lins.

Mas as palavras de Ciro não eram nem diretamente direcionadas ao trabalho da prefeita e muito menos à pessoa dela, mas a situação da cidade. Se os termos escolhidos não foram os melhores cabe ao interlocutor decidir, mas em nenhuma hipótese podem ser interpretadas da forma com que Lula colocou.

Confira a transcrição do trecho de entrevista concedida a jornalista Késia Diniz, em 2008, no programa Primeiro Plano:

Ciro disse: “Eu não tô gostando do que tá acontecendo com Fortaleza. Não quero tributar a Luizianne… [Mas] Fortaleza vem sofrendo graves deteriorações de seu tecido urbano, das suas funcionalidades urbanas. Desde esse período longo, do ex-prefeito Juraci Magalhães, que também não quero atacar… Essas coisas são complicadas e tal. Mas Fortaleza, de um tempo pra cá, está sofrendo todo tipo de constrangimento de uma cidade grande. Tá entre a 4ª e 5ª cidade brasileira e estamos sem funcionalidade. Não temos estratégia na cidade. Nós já fomos o maior destino turístico no Brasil e viramos um puteiro a céu aberto. Em coisas que custam fortunas pra reestrurar. Nada contra às prostitutas, que têm todo direito…”

É FAKE-NEWS!