You are currently viewing Ciro Gomes "não se preocupa com as questões ambientais"?

Ciro Gomes "não se preocupa com as questões ambientais"?

  • Post author:
  • Reading time:3 min de Leitura

FALSO. Quase sempre buscando referências em sua possível adversária eleitoral, Marina Silva, Ciro Gomes tem sido bastante duro contra o que chama de “ambientalismo difuso”, no entanto, sua relação com Marina como colega ministra do Meio Ambiente sempre foi muito boa como ela mesmo testemunha. Para ele, a proposta ambiental predominante no Brasil hoje em dia demoniza a realidade do consumo, da produção de energia e das demandas econômicas nacionais. É por isso que Ciro Gomes tenta achar soluções que possam criar pontos em comum entre meio ambiente e desenvolvimento.

Entenda o contexto que originou a mentira:

Ciro foi ministro da Integração Nacional no primeiro governo Lula (2002–2006) e, como tal, responsável direto por duas importantes e polêmicas obras: a construção da hidrelétrica de Belo Monte e a transposição do rio São Francisco. Em ambas, enfrentou interesses difusos representados nas figuras de alguns ambientalistas e confrontou a própria Marina Silva (à época ministra do Meio Ambiente), mas executou os projetos, e convenceu boa parte da população de que as obras eram pertinentes e necessárias – como de fato se mostraram hoje em dia.

Procure pelos posicionamentos que mostram a verdade

Em entrevistas e palestras, Ciro Gomes defende uma mudança no paradigma do consumo (que deveria se basear não apenas no preço, mas no custo ambiental dos produtos comercializados), mas ressalta: essa é uma transição lenta e que precisa passar por uma mudança (mais lenta ainda) no modelo econômico brasileiro. Afirma que, atualmente, é o agronegócio que tem sustentado a economia nacional e que, sem um projeto de reindustrialização do país (como o que ele propõe), a pressão para expansão da fronteira agrícola não cessará, independente do governante que estiver no poder.
Em uma economia dependente apenas de commodities (como é o caso do Brasil atualmente) os furos na balança de pagamentos levarão o país a estressar cada vez mais seu meio ambiente. Essa é uma preocupação antiga que Ciro Gomes tem. No passado, ele foi o primeiro presidente de Assembleia Legislativa a criar uma Comissão do Meio Ambiente. Em seu já citado programa de governo, em 2002, Ciro Gomes propôs a otimização do uso de energias renováveis (como o álcool, por exemplo).”
Conteúdo cedido à plataforma por: medium.com/chicocougo/